Não devemos ter medo de proclamar a verdade, diz Papa Francisco

Papa Francisco

Papa Francisco afirma que é preciso comunicar com o coração para se promover uma cultura de paz

Nesta terça-feira (24) comemora-se o dia de Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores. Como de costume, Papa Francisco divulgou sua mensagem para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais que será celebrado no próximo dia 21 de maio. O tema deste ano é “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor”.

O comunicado do Papa convida ao apoio as aspirações de paz a exemplo de São Francisco de Sales, “o apelo a falar com o coração interpela radicalmente o nosso tempo tão propenso à indiferença e à indignação”, disse o Pontífice que recordou também que nos anos anteriores foi refletido sobre os verbos “ir, ver e escutar como condição necessária para uma boa comunicação”.

Ele ressaltou quer foi justamente o coração que nos moveu para ir, ver e escutar, e que é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora, “não devemos ter medo de proclamar a verdade, por vezes incômoda. Só ouvindo e falando com o coração puro é que podemos ver para além das aparências, superando o rumor confuso que, mesmo no campo da informação, não nos ajuda a fazer o discernimento na complexidade do mundo em que vivemos”, afirmou.

Além disso, foi feito um apelo sobre a desinformação que segundo Francisco falsifica e instrumentaliza a verdade. Ele explica que “comunicar cordialmente quer dizer que a pessoa que nos lê ou escuta é levada a deduzir a nossa participação nas alegrias e receios, nas esperanças e sofrimentos das mulheres e homens do nosso tempo”. Assim evita-se, segundo ele, o julgamento a partir dos boatos “semeando discórdia e divisões”.

Ainda na mensagem, o Papa recorda que “num período da história marcado por polarizações e oposições – de que, infelizmente, nem a comunidade eclesial está imune – o empenho em prol duma comunicação «de coração e braços abertos» não diz respeito exclusivamente aos agentes da informação, mas é responsabilidade de cada um. Todos somos chamados a procurar a verdade e a dizê-la, fazendo-o com amor”.

Em seguida disse que um dos exemplos mais luminosos e fascinantes deste ‘falar com o coração’ está em São Francisco de Sales, Doutor da Igreja. “A sua mansidão, humanidade e predisposição a dialogar pacientemente com todos, e de modo especial com quem se lhe opunha, fizeram dele uma extraordinária testemunha do amor misericordioso de Deus”, pontuou.

“Possam os agentes da comunicação sentir-se inspirados por este Santo da ternura, procurando e narrando a verdade com coragem e liberdade, mas rejeitando a tentação de usar expressões sensacionalistas e agressivas”, disse ainda o Pontífice. “Na Igreja, temos urgente necessidade duma comunicação que inflame os corações, seja bálsamo nas feridas e ilumine o caminho dos irmãos e irmãs”.

“Sonho uma comunicação eclesial que saiba deixar-se guiar pelo Espírito Santo, gentil e ao mesmo tempo profética, capaz de encontrar novas formas e modalidades para o anúncio maravilhoso que é chamada a proclamar no terceiro milênio. No dramático contexto de conflito global que estamos a viver, urge assegurar uma comunicação não hostil. Do coração brotam as palavras certas para dissipar as sombras dum mundo fechado e dividido e construir uma civilização melhor do que aquela que recebemos. É um esforço que é exigido a todos e cada um de nós, mas faz apelo de modo particular ao sentido de responsabilidade dos agentes da comunicação a fim de realizarem a própria profissão como uma missão”, concluiu o Papa.

*Com informações do Vatican News.