A Igreja celebra na sexta-feira, 8 de junho, o Sagrado Coração de Jesus, e vive uma antiga devoção, que considera o coração de Cristo como modelo de amor, paciente e misericordioso pelos pecados dos homens.
A festividade foi instituída em 1856 pelo Papa Pio IX, quando já estava expandida por diversas localidades. Em 1670, São João Eudes introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração. Três anos mais tarde, Santa Margarida Maria de Alacoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja.
“Sexta-feira é a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Para todo o mês de junho, convido-vos a rezar ao Coração de Jesus e a apoiar com a proximidade e o afeto os sacerdotes, a fim de que sejam imagem daquele Coração cheio de amor misericordioso”, disse o Papa Francisco, ao final da catequese desta quarta-feira, 6.
Também nesse dia, é celebrado o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, data instituída em 1995 pelo Papa João Paulo II, a partir de uma proposta da Congregação para o Clero. A iniciativa almejava ajudar os sacerdotes a “conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor”.
Ainda hoje, o Apostolado da Oração ao Sagrado Coração de Jesus zela por essa devoção e a propaga pelo mundo inteiro. A seguir, confira duas orações ao Sagrado Coração de Jesus, respondendo ao convite da Igreja de recordar devotamente esta data.
Oração de Consagração:
Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, minha pessoa e vida, ações, dores e sofrimentos para que utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar ao Sagrado Coração.
Este é meu propósito definitivo, único, ser todo d’Ele, e fazer tudo por amor a Ele, e ao mesmo tempo renunciar com todo meu coração qualquer coisa que não lhe compraz, além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstância, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.
Seja, Ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai, e livra-me de sua sabia ira. Ó Coração de amor, ponho toda minha confiança em Ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em Tua Divindade e Bondade.
Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que provoque que não faça Tua santa vontade, permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de Ti.
Que eu obtenha de Tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade. Amém.
Texto de Santa Margarida Maria Alacoque
Oferecimento:
Meu dulcíssimo Jesus, que em Vossa infinita e dulcíssima misericórdia prometestes a graça da perseverança final aos que comungarem em honra de Vosso Sagrado Coração as nove primeiras sextas feiras do mês seguidos: recordai a Vossa promessa, e a mim, indigno servo Vosso, que acabo de receber-Vos sacramentado com este fim e intenção, concede-me que morra detestando todos os meus pecados, esperando em vossa inefável misericórdia e amando a bondade de vosso amantíssimo Coração. Amém.
Fonte / foto: ACI Digital