Entre os dias 05 e 09 de julho, Clero de Anápolis realiza retiro de modo virtual

O Retiro do Clero 2021 da Diocese de Anápolis  está acontecendo entre os dias 05 a 09 de julho, e tem como tema “Presbíteros: Discípulos e Pastores”, e o lema “Apascentar é o ofício de quem ama”, de Santo Agostinho. O Retiro foi programado e organizado pelo bispo diocesano, Dom João Wilk, e pelo bispo auxiliar, Dom Dilmo Franco de Campos. Esse ano, devido a pandemia, e para evitar o perigo de contágios do Coronavírus entre os presbíteros, o evento não foi presencial, mas no modelo online. 

Ficou a cargo de cada um buscar um local propício para a oração e meditação, tendo os meios para entrar na plataforma virtual para acompanhar as meditações . O pregador do retiro deste ano é Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, bispo de Montenegro-RS, que a partir da plataforma online, direto da sua Diocese, realizou meditações pela manhã e pela tarde.  

O Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros diz que no retiro espiritual, “o sacerdote deve encontrar Deus e a si mesmo fazendo paragens espirituais para mergulhar na meditação e na oração. Por isso, a legislação canônica estabelece que os clérigos ‘são obrigados a participar nos retiros espirituais, segundo a disposição do direito particular’”. (DMVP 103)

Os sacerdotes participam do retiro, na sala virtual, com as meditações e momentos de partilhas, em momentos orientados. “O Espírito Santo, o grande pregador de todos os retiros, concedeu  muitas luzes e graças nesse retiro aos sacerdotes”, afirmou o padre Rogério Silva de Morais.

Com informações, Padre Rogério de Morais

Ir para o topo