É Natal: “O Verbo se fez Carne”

O Verbo se fez Carne

“Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas.” (Hb 1,1) Quantas vezes, Deus falou ao povo. No princípio diretamente, depois por meio de pessoas enviadas por ele. Por meio de Noé, por meio de Abraão, por meio de Moisés, pelos profetas que falaram em nome de Deus: Samuel, Isaías, Jeremias, Daniel, etc. E por meio também dos anjos, sempre o Anjo do Senhor veio anunciar.

“Nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo”. (Hb 1,2) Seu Filho nos falou. Seu Filho se encarnou entre nós. Veio nos falar pessoalmente sobre a vida divina. Veio trazer o que Deus preparou para nós: o céu. Deus se revelou para a humanidade pelos profetas, anjos, e agora se revela de modo maior com o seu próprio Filho.

O Evangelho de São João no capítulo 1 apresenta-se a natureza do Filho de Deus. Ele apresenta o Filho de Deus chamando de Verbo, ou na nossa tradução “A Palavra”. A primeira afirmação que se encontro é: No princípio era a Palavra. No princípio faz-nos lembrar o início do livro do Gênesis. “No princípio Deus criou o céu e a terra…”(Gn1,1) Na criação a Palavra já existia, já estava antes da criação. A segunda Pessoa da Santíssima Trindade já estava presente. A segunda afirmação do evangelho diz: A Palavra estava junto de Deus. Significa que a Palavra e Deus são pessoas diferentes. A Palavra estava próxima de outra pessoa que era Deus. E por fim, afirma: E Palavra era Deus. Revela-se assim o mistério da Santíssima Trindade. Tudo é feito em relação a Palavra.

Veio para o que era os seus, e os seus não a acolheram. Jesus veio salvar toda a humanidade e queria que fossem os judeus os primeiros, mas não o receberam. Mas os que o receberam tornaram-se filhos de Deus. Nós, hoje, recebemos o filho de Deus, no seu nascimento.

“E Palavra se faz carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Aquele que é Deus, Perfeito, Espiritual, torna-se humano. É a união da natureza divina com a natureza humana. Deus está ao nosso lado. O Catecismo da Igreja Católica no número 457 a 460 diz porque o Verbo se fez carne: O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus; O Verbo se fez carne para que, assim, conhecêssemos o amor de Deus; O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade; O Verbo se fez carne para tornar-nos “participantes da natureza divina”.

Hoje é Natal, o dia do nascimento do Filho de Deus. Que o Menino Jesus possa abri nossos corações para os melhores sentimentos e encontremos o nosso Deus que está entre nós.

Pe. Rogério Moraes
Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa