Dom João Wilk participa do primeiro CONSER de 2023 em Goiânia

Dom João Wilk participa no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia, do Primeiro CONSER (Conselho Episcopal Regional) de 2023. A reunião teve início nesta última segunda-feira, 6 de março e segue até o próximo dia 10. O CONSER dos bispos acontece três vezes durante o ano, sendo uma delas dentro da Assembleia Geral da CNBB. Como de costume, a abertura aconteceu com a Santa Missa na Capela do Santíssimo Sacramento e foi presidida pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto.

A pauta com as discussões começou nesta terça-feira (7). Dom Waldemar Passini Dalbello, presidente do regional, disse em entrevista que três temas têm destaque no encontro: normatização das publicações em redes sociais; Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum e o filme/documentário “A Carta” – Uma mensagem pela nossa Terra, que explora a referida carta do Santo Padre; e o terceiro tema é sobre as novas comunidades.

O CONSER reúne os bispos das 12 dioceses mais o Ordinariado Militar do Brasil que compõem o Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal).

Redes sociais

Conforme Dom Waldemar, os bispos discutem sobre o conteúdo publicado nas redes sociais por ministros ordenados, religiosos e religiosas e pessoas ligadas diretamente às estruturas da Igreja. “Precisa haver uma orientação quanto ao uso dessas ferramentas: o que não publicar, o que não reproduzir, então nós pensamos em começar essa discussão, não sabemos se terminaremos agora, mas decidimos criar uma norma comum para todo o Regional Centro-Oeste”, disse Dom Waldemar. Segundo ele, algumas dioceses no Brasil já criaram essa normativa com o objetivo de qualificar a comunicação da Igreja.

Laudato Si’ e filme/documentário “A Carta”

O presidente do regional comentou que os bispos pretendem apoiar a divulgação dessa produção, que é uma mensagem do Papa pela nossa Terra. O filme explora a Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Sì”, que transmite a todo mundo o apelo sobre o cuidado do planeta, nossa casa comum. A produção foi lançada no final do ano passado pela CNBB, a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e o Movimento Laudato Sì. A ideia é fazer o filme chegar a todo o território nacional com o objetivo de ser uma ferramenta de conscientização ecológica. Os regionais são chamados a incentivar as dioceses a participarem da divulgação nacional, que acontecerá entre os dias 22 a 29 de maio, com palestras, oficinas, materiais promocionais e a exibição do filme.

Novas comunidades

Por último e não menos importante é discussão sobre as Novas Comunidades. Em janeiro deste ano quatro bispos do regional participaram de uma formação e diálogo promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. A ideia é reconhecer a importância das Novas Comunidades. “Vamos aprofundar os temas que foram tratados ali quanto ao discernimento, a importância da proximidade, a presença dos bispos junto às Novas Comunidades, e também as distinções que elas têm. São modelos distintos de apresentação, algumas com perfil mais religioso de vida consagrada, outras com perfil mais laical, então nós vamos nos deter sobre esse tema e outros que vão surgir ao longo do nosso encontro”, concluiu.

Com informações: CNBB CO Fotos: CNBB CO