Diocese de Anápolis

Dom Dilmo participa da Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

A Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entra em seu terceiro dia com intensas atividades e reflexões profundas em Aparecida, nesta sexta-feira, 12 de abril. O encontro, que reúne líderes religiosos de todo o país, tem sido marcado por momentos de oração, análises críticas e discernimento espiritual.

Dom Dilmo Franco, juntamente com os demais bispos, permanece em Aparecida para se dedicar a uma pauta crucial: a reflexão das realidades social e eclesial do Brasil, e o discernimento sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, através da “Conversa no Espírito”. Este método, recentemente adotado na etapa Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade, visa orientar o discernimento comunitário pela ação do Espírito Santo.

Neste terceiro dia, os bispos iniciaram suas atividades com uma missa presidida por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (PR), em memória dos bispos falecidos, seguida pela análise da conjuntura social e, posteriormente, pela análise da conjuntura eclesial. No período da tarde, eles se dedicarão ao tema central da Assembleia: a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

O coordenador do grupo responsável pela consolidação do texto do tema central, Dom Leomar Antônio Brustolin, liderará o processo de discernimento conhecido como “Conversa no Espírito”. Este método, que promove a participação ativa dos bispos em pequenas comunidades de reflexão, tem sido amplamente elogiado por sua capacidade de aprofundar discussões e fortalecer a comunhão entre os participantes.

Além das atividades oficiais da Assembleia, os bispos também tiveram a oportunidade de participar de um retiro espiritual conduzido pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Durante o retiro, Parolin destacou a importância da sinodalidade na vida da Igreja, enfatizando os princípios de comunhão, participação e missão propostos pelo Papa Francisco.

*Com informações e foto: CNBB Nacional