Congresso Vocacional da Diocese de Anápolis

Aconteceu no último final de semana o Congresso Vocacional Diocesano, na paróquia Nossa Senhora D’Abadia, em Anápolis. Com o tema “Vocação, dom e mistério”  e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos”, o evento teve como objetivo rezar, dinamizar, integrar e direcionar a Pastoral Vocacional Diocesana (PV). Participaram do Congresso Vocacional o bispo diocesano, Dom João Wilk,  o reitor do Seminário Imaculado Coração de Maria, padre Anevair José da Silva, sacerdotes, seminaristas, congregações religiosas, casais e leigos que atuam na PV em suas paróquias. A partir do diálogo com os participantes o evento resultou no planejamento do Ano Vocacional na Diocese.

A partir dessa perspectiva, foram determinados os três eixos de trabalho: celebrativo (passado), formativo (presente) e propositivo (futuro). Dessa forma, foi realizado um resgate histórico acerca da promoção das vocações na Diocese, desde o último congresso vocacional realizado há 40 anos pelo saudoso Dom Manoel, bispo de Anápolis na época. O congresso culminou no assentimento do sonho que Dom Manoel tinha em fundar um seminário nesta região. Assim, pode-se perceber a similitude do aspecto histórico das vocações com a construção do Seminário Diocesano, dedicado ao Imaculado Coração de Maria, do qual, o então bispo, era bastante devoto.

A abertura do evento deu-se por uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom João Wilk, que prestigiou diversos momentos dos trabalhos realizados. Muitos temas foram abordados em conferências, no decorrer do Congresso. Oficinas de discussões também foram realizadas nas diversas áreas, bem como momentos de espiritualidade, oração e confraternização.

O trabalho vocacional contará, no próximo ano, com ações efetivas que envolverá toda a comunidade diocesana, na qual se fomente uma “cultura vocacional” nas pessoas. As propostas discutidas serão posteriormente divulgadas, a partir da abertura do ano vocacional, na Solenidade de São José, no dia 19 de Março, data na qual o Seminário Diocesano completará 40 anos de fundação.