Comunidade de Irmãs Pró-Vida promove retiro para vocacionadas

O Pró-Vida de Anápolis está com inscrições abertas para o II Retiro para candidatas à Comunidade de Irmãs Pró-Vida que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de abril na sede da associação na Rua Bela Vista, Quadra M, Lote 65 (próximo ao Feirão Coberto do IAPC), no Jardim Goiano.

Segundo o site da comunidade, o local é uma associação beneficente que trabalha em três frentes: assistencial, educativa e política, que presta aconselhamento e assistência às mulheres em tentação de praticar um aborto, acompanhando-as durante a gestação, o parto e após o parto. Se necessário, oferece a elas e a seus bebês um lugar de hospedagem onde poderão passar a gestação e o puerpério, recebendo alimentação, assistência médico-hospitalar e cuidado espiritual.

No convite a instituição afirma o desejo de formar uma comunidade feminina para morar na sede do Pró-Vida de Anápolis e dedicar-se a defesa da vida. O evento será gratuito e as vocacionadas que desejarem permanecer na comunidade não farão votos de castidade, pobreza e obediência, como fazem as religiosas, mas farão o propósito de conservar-se castas e continentes, viver daquilo que os doadores oferecem à instituição e obedecer a superiora.

Além disso, no convite é explicado que as moças não usarão hábito religioso, mas se vestirão com um uniforme modesto e se absterão de todas as vaidades. Uma lista de atributos é listada no documento:

• As moças deverão assemelhar-se aos anjos pela pureza e pelo cuidado com as criancinhas.
  • Deverão ser apressadas em cumprir sua tarefa, assim como Maria Santíssima dirigiu-se “às pressas” (Lc 1,39) até a casa de Isabel, grávida de seis meses, a fim de prestar-lhe serviço.
  • Deverão ser silenciosas, como Maria Santíssima, que observava todas as coisas, “meditando-as em seu coração” (Lc 2,19.51) e como São José, que, sem dizer uma palavra, sempre obedeceu com prontidão às ordens do anjo (Mt 1,24; 2,14.21).
  • Deverão ser perseverantes na oração, à semelhança dos apóstolos que, com Maria, oraram continuamente (At 1,14) pedindo a vinda do Espírito Santo. A vida de oração terá seu centro e sua fonte na Eucaristia, com a Santa Missa diária, a Comunhão Eucarística diária e a Adoração eucarística diária.
  • Deverão estar “sempre alegres” (1Ts 5,16). Deverão alegrar-se “sempre no Senhor” (Fl 4,4) e em Maria Santíssima, “causa de nossa alegria”.

Formulário para inscrição: https://forms.gle/HXuPZ59MbQHTNLuMA.