Comissão Episcopal de Pastoral articula últimas atividades regionais do ano

A Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) se reuniu, na terça-feira, 25, a na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB, em Goiânia, para discutir questões administrativas e a caminhada do regional nos próximos meses. Sobre a parte administrativa, os bispos trataram sobre as reformas feitas na sede e na hospedaria. Nos dois espaços houve amplas modificações, como troca de telhado, revestimento e pintura de paredes, instalações diversas e regulamentação de piso e solo. Segundo o bispo de Uruaçu e presidente do regional, Dom Messias dos Reis Silveira, tudo foi feito com a contribuição das dioceses, sob a coordenação do secretário executivo do Regional Centro-Oeste, padre Eduardo Luiz de Rezende. O grupo também conversou sobre o uso dos prédios reformados, pelas pastorais, organismos, movimentos e pelos bispos.

A agenda de atividades do regional, sobretudo a última Reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser), prevista para acontecer nos dias 13 a 15 de novembro, em Goiânia, também foi assunto da pauta. Foram repassadas também informações sobre a próxima Reunião anual de avaliação do Regional, prevista para os dias 15 e 16 de novembro. Para o próximo ano, os bispos já começaram a pensar em datas, assessorias e temas para as duas reuniões do Conselho Episcopal Regional.

Muticom e Mestrado em Direito Canônico

Os bispos solicitam às pastorais e dioceses que enviem seus relatórios até o próximo dia 30 de setembro, caso ainda não o tenha feito. Para a agenda de 2019, os bispos do CEP também fizeram comentários sobre o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que será sediado em julho, na Arquidiocese de Goiânia. Segundo Dom Messias espera-se ampla participação das dioceses do regional no evento, além de comunicadores vindos de todos os regionais do Brasil.

O bispo auxiliar de Goiânia e secretário do regional, Dom Levi Bonatto, comentou que o Curso de Mestrado em Direito Canônico, iniciativa do Regional Centro-Oeste, assumida pela Arquidiocese de Goiânia, recebeu no dia 21 de setembro, uma visita do diretor do Pontifício Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro, mons. José Gomes, e do delegado da Pontifícia Universidade Gregoriana para assuntos relacionados aos Cursos de Mestrado em Direito Canônico, padre Damián G. Astigueta, SJ. Eles foram recebidos pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, e fizeram um passeio pelas instalações do Centro de Pastoral Dom Fernando (CPDF), onde funciona o mestrado. Dom Levi, que também é presidente da Associação Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, mantenedora do curso, acompanhou os padres durante a visita e também participou da conversa que eles tiveram com os alunos.

CEP

A Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) é composta pelo presidente do regional, Dom Messias dos Reis Silveira; pelo vice-presidente, Dom João Wilk; pelo secretário, Dom Levi Bonatto; e pelos representantes das duas Províncias Eclesiásticas, Dom Marcony Vinícius Ferreira (Brasília) e Dom Antônio Fernando Brochini (Goiânia).

Fonte / foto: Regional Centro-Oeste, CNBB