Centro-Oeste será o primeiro regional da CNBB a ir a Roma, em Visita ‘ad Limina Apostolorum’ em 2020

Os 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se preparam para ir a Roma, em Visita ‘ad Limina’, neste ano de 2020. O primeiro regional será o Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal), que estará em visita oficial ao papa Francisco, nos dias 8 a 18 de fevereiro, sendo que a audiência com o Santo Padre será no dia 11.

Essa peregrinação a Roma, que acontece a cada cinco anos, denominada “Visita ad limina Apostolorum”, significa no liminar, na soleira, nos limites ou estradas (limina) das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo, onde os bispos diocesanos visitam os sepulcros dos Apóstolos, conservados, segundo a tradição, na Cidade de Roma.

A visita é uma antiga tradição da Igreja e uma graça de Deus, pois permite aos bispos estarem reunidos juntos à Sé de Pedro. É voltar às fontes originais onde a vida e o carisma iniciaram o caminhar da Igreja, para reavivar e fortalecer o significado desses locais, na vida e na missão dos pastores da igreja de nosso tempo. Essa peregrinação também é uma visita de trabalho, de reuniões e de contatos que os bispos realizam junto à Santa Sé e seus diversos organismos, dicastérios (departamentos), conselhos e comissões pontifícias.

Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo diocesano de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste, vai pela segunda vez à visita. Em 2010, primeiro ano do seu episcopado, quando ainda era bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, ele já estava no grupo de bispos que visitou o papa Bento XVI. Sobre aquela experiência ele relembra que foi um importante momento de crescimento para os bispos e de atenção aos pedidos feitos pelo Santo Padre. “Naquele período houve um grande progresso em alguns aspectos que nos foram pontuados na visita. Tínhamos, e ainda temos, limitações em relação aos processos jurídicos nos tribunais eclesiásticos. O pedido de maior atenção a esses casos tem gerado novas iniciativas nas dioceses do regional, qualificando e dinamizando o cuidado pastoral no campo jurídico”, disse. O bispo também fez comentários sobre outro pedido do então papa Bento XVI. “Ele também insistiu conosco sobre o tema da drogradição, e os bispos puderam falar das iniciativas pastorais para a prevenção e para a recuperação de dependentes. Infelizmente esse fenômeno perdura em nossa região com muita força até hoje. Agora ouviremos o papa Francisco, e a expectativa é grande”, declarou.

O presidente do regional também explicou que a Visita ‘ad limina’ vem sendo preparada há alguns meses por ser um momento oficial dos bispos com o papa. Segundo ele, o mais importante na visita é a possibilidade de encontros. “A Visita ‘ad limina’ revela a busca da comunhão entre os bispos e o sucessor de Pedro, o papa. Certamente não se trata de uma visita informal para uma troca de ideias. É uma visita programada, preparada desde muito antes. Levamos em nossos corações a esperança de crescer na fidelidade a Deus no cumprimento de nossa tarefa. A missão dos bispos exige contínuo discernimento, e queremos ser auxiliados pelos organismos da Santa Sé que estão colaborando diretamente com o papa. Queremos ouvir o que Francisco tem a nos dizer, para sermos melhores e para qualificarmos a ação evangelizadora em nossas dioceses”, relatou o bispo.

Ao povo de Deus nas comunidades, paróquias, dioceses, Dom Waldemar pede que estejam em sintonia e em oração pelos bispos. “A visita do bispo diocesano ao papa, aos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo, deve ser um convite a renovar o esforço de comunhão para os irmãos das comunidades católicas de cada diocese. Os primeiros cristãos ‘perseveravam na doutrina dos apóstolos’, e nós também crescemos na vivência da fé quando fugimos de todo relativismo e daquela indiferença ou passividade que ameaça nossa experiência religiosa. A doutrina dos apóstolos nos propõe a via do Evangelho, da autenticidade, do fervor espiritual, da caridade criativa e atual. Neste momento de preparação, peço a todos os fiéis católicos que nos acompanhem com suas orações. Que os frutos da Visita ‘ad limina’ sejam abundantes!”, concluiu.

A Visita poderá ser acompanhada pelo site e redes sociais do Regional Centro-Oeste da CNBB e pela TV Pai Eterno.

Fonte: Regional Centro-Oeste, CNBB