Campanha da Fraternidade 2024 promove laços humanos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já realizou o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2024. Com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), a iniciativa deste ano visa promover uma reflexão profunda sobre os laços que unem a humanidade e a importância da fraternidade universal.

O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, destacou durante o lançamento a relevância dos 60 anos da Campanha da Fraternidade em âmbito nacional e a escolha do tema para 2024. Inspirada pela vida e ensinamentos de São Francisco de Assis, e em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe um caminho quaresmal baseado em perspectivas fundamentais.

Primeiramente, busca-se conscientizar as pessoas sobre as situações de inimizade que geram divisões e violência, minando a dignidade humana. Em segundo lugar, incentiva-se a iluminação pelo Evangelho, que une a todos como uma grande família. Por fim, instiga-se à ação, promovendo esforços constantes de conversão pessoal e comunitária.

O Papa Francisco, em mensagem enviada à CNBB, expressou seu desejo de que a Campanha da Fraternidade auxilie as pessoas e comunidades do Brasil “no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência”. O Pontífice também destacou a importância de construir uma verdadeira fraternidade universal, que favoreça a convivência social e a preservação do planeta Terra como nossa Casa Comum.

A partir desse convite à fraternidade e à amizade, a Diocese de Anápolis promoverá a Lectio Divina inspirada neste tema. Com foco na amizade com Deus e entre os homens, a prática de leitura orante da Bíblia será realizada em todos os sábados da Quaresma, na Catedral Bom Jesus da Lapa, às 19h30.