Dom João Wilk – Bispo Diocesano

BrasaoDJW

Dom João Wilk é Franciscano Conventual
(OFMConv. – Ordem dos Frades Menores Conventuais),
Província de São Maximiliano Maria Kolbe – Brasília – DF.

Nascimento: 18 de setembro de 1951 – Seroczyn, Polônia.
Profissão Religiosa: 03 de outubro de 1974 – Assis (Itália).
Ordenação Sacerdotal: 24 de junho de 1976 – Assis (Itália).
Nomeação Episcopal: 28 de janeiro de 1998.
Ordenação Episcopal: 04 de abril de 1998 – Formosa – GO.
Tomada de Posse: 04 de abril de 1998 – Formosa – GO.
Nomeação para Anápolis – GO: 09 de junho de 2004.
Posse em Anápolis – GO: 14 de agosto de 2004.

Lema: “Ut Amor ametur” (“Para que o Amor seja amado”).

CURRÍCULO

Dom João Wilk, filho de José e Regina Wilk, nasceu na Polônia aos 18 de setembro de 1951. Aos 14 de outubro de 1951 foi batizado na Paróquia da Exaltação da Santa Cruz. No seio da família e da comunidade paroquial crescia e desenvolvia a vida religiosa, por meio da catequese, recepção dos sacramentos e do serviço ao altar como coroinha (ministrante). Em 1965, entrou na Ordem dos Frades Menores Conventuais, iniciando sua formação no Seminário Menor. Era o tempo do regime comunista. Nos anos de 1969-70 fez o noviciado terminando com a primeira profissão temporária.

Nos anos 1970-73, no Seminário Maior em Cracóvia, iniciou o curso de filosofia e teologia. Foi enviado para estudar no Seraphicum – Pontificia Faculdade de Teologia de São Boaventura, em Roma (Itália), onde concluiu o curso com o diploma de Bacharel em Teologia. Em 3 de outubro de 1974 emitiu os votos perpétuos na Basílica de São Francisco em Assis, onde também foi ordenado sacerdote aos 24 de junho de 1976. Nos anos 1975-77, na Pontifícia Faculdade de Teologia de São Boaventura fez a especialização teológico-cristológica, obtendo a Licenciatura em Teologia aos 28 de junho de 1977.

Chegou ao Brasil no dia 4 de outubro de 1978, dia de São Francisco de Assis. Integrou a comunidade dos franciscanos conventuais do Jardim da Imaculada, na vizinhança de Brasília, que estava dando seus passos iniciais. Foi responsável pela animação vocacional e ajudou na redação dos primeiros números da revista Cavaleiro da Imaculada.

No trabalho paroquial foi vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio, da Cidade Ocidental e na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Pedregal; pároco da Paróquia Santo Antônio, na Cidade Ocidental; e Paróquia São Marcos e São Lucas em Ceilândia. No Convento dos Frades Franciscanos conventuais foi eleito, pelo capítulo Provincial, na Polônia, Custódio Provincial da Custódia Provincial de São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil, sendo reeleito; assumiu a redação da revista Cavaleiro da Imaculada; e, na prática, foi o reitor do Seminário São Francisco; foi eleito o guardião do convento Jardim da Imaculada; Diretor das Edições Kolbe; Diretor Nacional da Milícia da Imaculada, continuando com redator chefe da revista.

Como professor lecionou no Seminário São Francisco de Assis; no IFITESB (Instituto de Filosofia e Teologia de São Boaventura); no Curso Superior de Teologia para Leigos, da Arquidiocese de Brasília; e no Albertinum – Curso de Teologia para Leigos da diocese de Luziânia. No dia 28/01/1998, Sua Santidade o Papa João Paulo II, nomeou-o Bispo da Diocese de Formosa – GO. Foi sagrado Bispo da Santa Igreja, na catedral diocesana de Formosa, pelo Dom José Freire Falcão, Arcebispo de Brasília, no dia 04/04/1998, tomando posse como segundo Bispo Diocesano de Formosa, neste mesmo dia.

No dia 09/06/2004 é nomeado, pelo Papa João Paulo II, Bispo da Diocese de Anápolis – GO, sendo o terceiro bispo da Diocese. Tomou posse canônica da Diocese de Anápolis, na presença do Ex.mo Núncio Apostólico no Brasil Dom Lourenço Baldisseri, em 14/08/2004. Na CNBB Nacional foi membro do Conselho Permanente, membro do Conselho Fiscal por dois mandatos e membro da Comissão para a Campanha da Evangelização.

No Regional Centro-Oeste da CNBB foi vice-presidente, presidente, bispo referencial da Pastoral da Comunicação, da Pastoral Familiar e da Pastoral da Criança. Presidiu a Ordenação Episcopal de Dom Dilmo Franco, atual Bispo Auxiliar de Anápolis; ordenou 110 sacerdotes, sendo 85 para o Clero de Anápolis; 113 diáconos transitórios, sendo 85 para o Clero de Anápolis; e 15 diáconos permanentes para a Diocese de Anápolis.

Realizou 44 visitas pastorais, criou 27 novas Paróquias na Diocese de Anápolis, dentre muitas outras realizações como adequações ao Seminário Diocesano, instituição da Faculdade Católica de Anápolis, Estatutos e várias construções na Diocese. Marcado pela sua simplicidade, inteligência e incansável trabalho, completou no dia 04 de abril deste ano de 2023, 25 anos de sua Ordenação Episcopal.

Conheça a “Palavra do Bispo”