Batistério

Perto do Castelo da família de S. Francisco de Xavier, em Navarra (Espanha), encontra-se a Paróquia da Anunciação, na qual esse grande missionário foi batizado. Impressiona muito ver o batistério no qual Francisco Xavier recebeu a água do batismo: uma peça de pedra do século XV. Sem dúvida alguma, esse objeto conserva-se até os nossos dias para que os peregrinos possam venerá-lo porque se trata de uma peça de pedra, nobre, inamovível. Se você visitar a Paróquia Nossa Senhora d’Abadia, em Anápolis, também vai encontrar a mesma coisa: um batistério, nobre, de pedra, só que do século XXI. Assim como naquele batistério passou um são Francisco Xavier, espero que pelos nossos batistérios passem muitos que serão santos e que daqui a algumas décadas estaremos contando suas histórias.

O batistério também pode ser chamado de fonte batismal porque dela poderia jorrar água naturalmente, símbolo das águas das graças que jorram para nós; também poderia ser chamado de piscina batismal porque nela pode se realizar o batismo por imersão; por último, poderíamos chama-lo de pia batismal. Independentemente da modalidade ou do nome, o importante é que seja uma peça digna e, de preferência, fixo, por causa da dignidade do sacramento do batismo, que nos faz filhos de Deus e membros do Povo sacerdotal.

Ao pensarmos no batistério, reflitamos sobre o nosso batismo: lá fomos chamados à santidade e ao apostolado. Sejamos fiéis à nossa altíssima vocação. Os franceses gostavam de dizer que noblesse oblige, isto é, que a nobreza obriga a viver costumes nobres. Se alguém era filho de rei, devia viver como príncipe, se o outro é filho de marquês ou de duque devia viver como tal. E nós? Quem somos? Filhos de Deus; logo, devemos viver segundo essa nova dignidade, conforme a nossa nobreza, mostrando os costumes nobres de alguém que é filho de Deus. Como Bartimeu, que pediu a Jesus para ver, também nós peçamos: Senhor, “que eu veja!” (Mc 10,51) as consequências de ser teu filho e membro de tua Igreja! Agradeçamos ao Senhor o fato de ter-nos escolhido para estarmos entre os seus: batizados para ser santos! Batizados para evangelizar! Batizados para irmos ao céu!

Pe. Dr. Françoá Costa