Ambão ou Mesa da Palavra

Tudo no culto católico tem finalidade, e é exatamente essa finalidade que nos faz dignificar os objetos do culto. Quais? A celebração eucarística ou santa missa se estrutura em duas grandes partes: liturgia da Palavra e liturgia Eucarística. A primeira se realiza desde o ambão; a segunda, desde o altar. Ambão e Altar são, portanto, os objetos centrais no santo sacrífico da missa. Palavra e Eucaristia estruturam a celebração, ambão e altar são objetos dignificados no culto para servirem aos dois grandes eixos estruturadores da celebração do Senhor nosso Deus.

Jesus falou contra a dureza do coração dos fariseus, por exemplo quando eles queriam continuar com a prática do divórcio apoiando-se em Moisés. Jesus, além de condenar o divórcio e estabelecer de uma vez para sempre a indissolubilidade do matrimônio, também fez com que todos se voltassem ao projeto inicial de Deus (cf. Mc 10,2-16). No culto divino, cuja maior expressão que existe nessa terra é a santa missa, temos que pedir ao Senhor que quebre a dureza do nosso coração e nos leve aos projetos do seu coração. Deus revelou-se ao seu Povo através de palavras e ações intrinsecamente conexas entre si, de tal maneira que as palavras explicam as ações e as ações elucidam as palavras (cf. Constituição Dogmática Dei Verbum, n. 2); portanto, estejamos atentos tanto às palavras quanto às ações. A liturgia católica se expressa nessa mesma estrutura da divina Revelação. Mais ainda, a Palavra de Deus, que é o próprio Jesus Cristo, se expressa tanto através da Tradição quanto através da Sagrada Escritura. É importante, portanto, que o lugar desde onde se proclama a Palavra seja digno, de matéria nobre e de preferência fixo (cf. IGMR, 309); noutras palavras, ambão digno para a Palavra digna! Não sejamos duros de coração “roubando” a dignidade que ele merece.

lecionario A nobreza do ambão pede que dele também sejam “proferidas somente, o salmo responsorial e o precônio pascal; também se podem proferir a homilia e as intenções da oração universal ou oração dos fiéis” (IGMR, 309). Por isso, em muitas igrejas, além do ambão, colateral ao altar, existe, fora do presbitério, uma ambão simples e móvel desde onde são lidos os comentários e os avisos. Que o Senhor nos ajude a aproveitar o manjar que nos é oferecido cada dia desde essa mesa da Palavra chamada ambão. Que possamos, também nós, dizer com o salmista: “quão saborosas são para mim vossas palavras! São mais doces que o mel à minha boca” (Sal 118,103).

Pe. Dr. Françoá Costa