Ainda estamos emocionados e muito felizes pela eleição do Papa Leão XIV, distante das diversas expectativas e listas, reforçando o que se diz em muitos conclaves, “quem entra Papa num conclave sai cardeal”, uma demonstração de que a Igreja é guiada pelo Espírito Santo e os cardeais, homens de fé, colocam-se diante da ação do Espírito para a escolha do sucessor de Pedro.
Neste início de pontificado, gostaria de trazer à nossa reflexão o nome escolhido pelo então Cardeal Roberto Francisco Prevost como sucessor de Pedro, o nome de Leão XIV. Em sua primeira mensagem ao mundo inteiro, o Papa, dentre muitas coisas, ressaltou a figura de seu predecessor, Papa Francisco, e desde então eu pensava na simbologia do nome que ele havia escolhido. Com certeza há uma simbologia que por hora só o próprio Papa conhece, mas me arrisco, de uma forma simples, a dizer que esta escolha faz recordar Frei Francisco de Assis e Frei Leão, dois grandes amigos, que com outros frades foram os pioneiros dos Franciscanos. Francisco e Leão eram amigos inseparáveis. Leão foi escolhido para ser seu secretário e confessor e a ele Francisco deu a oração de bênção baseada na Escritura e que usamos também na Liturgia.
São, de fato, sinais da graça de Deus na vida da Igreja e podemos esperar alcançar muitas destas graças na esperança de que o nosso Papa Leão XIV saberá guiar a Igreja neste nosso tempo, repleto de complexidades e desafios. Um homem inteligente, de oração, discreto, humilde, pastor que conhece o funcionamento da estrutura da Igreja, o Papa certo para o tempo certo.
Na continuidade do ardoroso trabalho de seu predecessor Francisco e de todos os seus demais predecessores, deixará o seu legado, a sua forma de ser, mostrando assim, para a Igreja e para o mundo, que o sucessor de Pedro deixa-se inspirar pela ação do Espírito Santo. Como cantamos no Hino Pontifício, “vivas tanto ou mais que Pedro”.
O Ressuscitado, na alegria de sua Páscoa, deu-nos um novo Papa, Leão XIV, que o servo dos servos de Deus, seja feliz em seu ministério, tenha a fortaleza e esperança nas dificuldades e ajude-nos a caminhar rumo ao Reino dos Céus. Nossas orações e fiel obediência ao sucessor de Pedro, nosso, já, querido Papa Leão XIV.
Pe. Fábio Carlos de Araújo Sacerdote da Diocese de Anápolis Residente em Roma
Foto: www.vaticannews.va/pt/