Dia do Padre 2014

Queridos Irmãos Sacerdotes.

Paz de Cristo!

Iniciamos o mês de agosto, no Brasil dedicado às reflexões e orações pelas diversas formas do chamado de Deus para servir e se santificar.

Neste primeiro domingo celebramos o Dia do Padre. E logo a seguir, dia 4, celebramos a festa do nosso Padroeiro São João Maria Vianney. Fazemos pregações a respeito da graça sacerdotal dada para nós pessoalmente e a sua importância para o povo confiado aos nossos cuidados. Recebemos do povo numerosas e calorosas homenagens, sinais de reconhecimento e de gratidão, de contentamento por não estar, como rebanho, sem pastor.

Nós recebemos este chamado como um “broto” especifico da graça do Batismo, pelo qual, já naquele momento, fomos chamados a ser, em Cristo e como Cristo, “sacerdotes, profetas e reis” – santificadores, anunciadores e servos.

Pela vocação sacerdotal essa incorporação a Cristo e à Igreja adquiriu um significado muito específico. Pelas nossas mãos flui a graças de Deus. Pelo Batismo, flui a água da regeneração. Pelas nossas mãos flui a graça do perdão. Pelas nossas mãos vem o Cristo vivo sobre o altar, alimento e comunhão. Pelas nossas mãos o amor de homem e mulher, em vista de ser família, é santificado. Pelas nossas mãos os viajantes para a eternidade são ungidos e confirmados na pertença a Jesus, como se fosse uma “conclusão” da graça do Batismo – um começo e um fim, plenitude. Pelas nossas mãos (bispos – sacerdotes em terceiro grau) flui a graça do Espírito Santo na Confirmação. Pelas nossas mãos nascem novos sacerdotes, para que a Igreja continue a sua missão.

E tudo isso é graça recebida gratuitamente, sem nenhum merecimento nosso. São os tesouros que Cristo depositou nos nossos frágeis vasos de barro humano. Más, a qualidade frágil de barro não diminui em nada a solidez dos tesouros divinos. Nos convida a acreditarmos, especialmente nos momentos difíceis, de cansaço ou desânimo. Nos convida a recomeçar, quando alguma fraqueza causa ruptura no vaso. Nos convida a sermos humildes e misericordiosos com aqueles que nos foram confiados. Nos convida a estreitarmos maiores laços com a Igreja, com o bispo, com o presbitério.

Neste momento, com coração dominado pela alegria, agradeço a Deus pela minha e vossa vocação. Acreditemos nos ideais. Busquemos os ideais. Ajudemo-nos reciprocamente. Sejamos alegres. Colaboremos uns com os outros. Rezemos uns pelos outros.

Parabéns! Feliz Dia do Padre!

+ João Wilk,
03/08/2014