1º Dia do Tríduo Jubilar de Dom João Wilk– O sacerdócio comum e ministerial: dia dos leigos

O Bispo Diocesano de Anápolis está completando 25 anos de episcopado, e para bem celebrar esse momento está sendo realizado um Tríduo preparatório de 12 a 14 de abril em paróquias franciscanas da Diocese, onde todos são convidados a rezar pelos leigos e leigas, pela vida consagrada e pelos ministros ordenados.

A noite de ontem (12) marcou o início das festividades e a Santa Missa do 1º dia do Tríduo foi presidida por Dom João Justino, Arcebispo da Diocese de Goiânia e concelebrada por Dom João Wilk, Dom Dilmo Franco, pelo pároco da comunidade São Benedito, padre Danilo Malta e por outros membros do clero de Anápolis.

As celebrações do primeiro dia deste Jubileu ocorreram em Nerópolis (GO) e as demais serão realizadas nas paróquias São Francisco de Assis, Santuário Santo Antônio e a grande festa na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa no dia 15 de abril.

Nesta quarta-feira o momento foi guiado pelo tema O sacerdócio comum e ministerial, dia dedicado aos leigos, movimentos e pastorais, e Dom João Justino exortou sobre a vocação de cada indivíduo. “Consideremos hoje a vocação dos cristãos leigos e leigas. Essa vocação belíssima que nasce no nosso batismo, há algo que é comum entre todos nós, que nos une: todos somos em Cristo batizamos e inseridos no Corpo de Cristo e na Igreja para nos tornar discípulos do Senhor, servidores do Evangelho”, pontuou.

Ele citou o Concílio Vaticano II, que fala que os batizados são consagrados para serem casa espiritual, sacerdócio santo. “Vivem o sacerdócio comum dos fiéis”, explicou. Em seguida falou sobre como o ministério ordenado é para servir ao povo de Deus, “nos coloca uma responsabilidade muito grande que é cuidar do povo de Deus, para isso somos ordenados. Mas permanece aquilo que nos une, que é o batismo. Juntos formamos o povo de Deus, somos todos nós”.

“Ora, os que vivem portanto, como leigos e leigas participam do sacerdócio de Cristo a partir do batismo, essa participação tem uma dimensão real, que é a relação que se dá entre a Igreja e o Reino de Deus. Isto é, pelo batismo somos chamados a trabalhar para que o Reino de Deus seja anunciado, seja acolhido, seja vivenciado”.

O que tenho feito?

Dom João Justino convidou os presentes a refletirem sobre como cada pessoa tem contribuído para que o Reino de Deus seja conhecido, para que seus valores sejam vividos, considerando as relações cotidianas da família, do trabalho e comunidade. Por fim, o arcebispo enfatizou que cada um participa da função profética de Cristo, “significa difundir pelo testemunho vivo de uma vida de fé e de caridade, e pelo oferecimento a Deus, frutos de lábios que confessam seu Nome”.

Dom Justino que concluiu sua homilia agradecendo a Deus pelo ministério episcopal de Dom João Wilk, “um ministério a serviço da comunidade eclesial, a serviço da Igreja de Anápolis, dos cristãos leigos e leigas. Quero também suplicar ao Senhor que inspire sempre mais seu coração para que à frente desta Igreja, ajude cada um a viver sua vocação em sua beleza própria”, finalizou.

Outro momento marcante deste primeiro dia de Tríduo, foi a confraternização após a Santa Missa, preparada com muito zelo pela Paróquia São Benedito, para que todos pudessem participar e louvar a Deus pela vida de Dom João Wilk. Quem desejar, pode também acompanhar a cada dia, as transmissões das missas pelas redes de cada paróquia que acolhe as celebrações deste Jubileu e da Diocese.

Programação Jubilar

As comemorações do Jubileu de 25 anos do Episcopado de Dom João Wilk continuam nesta quinta-feira, sexta e sábado (13 a 15/04). Confira abaixo e participe!

2º dia do Tríduo

13/04 – O Munus profético: dia dedicado aos religiosos e consagrados

19h30 – Paróquia São Francisco de Assis

3º dia do Tríduo

14/04 – O Munus real: dia dedicado aos ministros ordenados

19h30 – Paróquia Santuário Santo Antônio

Dia Jubilar

15/04 – Sábado – Solene Eucaristia

10h – Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa.