Romaria do Divino Pai Eterno 2018 teve início nesta sexta-feira

A Romaria do Divino Pai Eterno 2018 foi anunciada oficialmente na quarta-feira, 20, em coletiva de imprensa realizada no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). Tema, novidades, programação e estrutura geral da cidade para receber os romeiros nos dez dias de Festa foram alguns temas abordados por autoridades presentes.

O reitor do Santuário Basílica, Pe. Edinisio Pereira, ressaltou que o tema da Romaria deste ano convida à missão de propagar a Palavra de Deus. “A grande missão da Igreja, recebida de Jesus, é apresentá-lo a todas as pessoas e pregar o Evangelho ao mundo inteiro. E a grande missão da Igreja na Arquidiocese de Goiânia e também na Província Redentorista de Goiás, é levar essa mensagem de amor, de esperança e paz, justamente em tempos tão difíceis, mas também tão oportunos para podermos semear a Palavra de Deus. Este ano, em sintonia com a Igreja no Brasil e do mundo, nós vamos refletir com o tema ‘Pai Eterno, somos Teus filhos’, uma proposta que nasceu a partir do Ano do Laicato, proclamando pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e também pela fala do Papa Francisco sobre a necessidade de que sejamos uma Igreja em saída”, disse o reitor.

De acordo com o sacerdote, a intenção é que o romeiro volte para casa com a mensagem de vida e esperança, com a fé renovada. “Que tenham a consciência de que somos realmente filhos de Deus e que Ele é nosso Pai e, portanto, todas as vocações que temos, a maior delas é o chamado à vida, e que cada um precisa estar a serviço do Reino de Deus. A Festa é para nós, missionários redentoristas, uma grande missão, que alcança pessoas de todos os cantos do país”, completou.

Ainda sobre o sentimento que a Festa desperta nas pessoas, Pe. Edinisio falou da importância de uma reflexão política pelo nosso país. “Nós vivemos naturalmente um momento de pouca credibilidade na política e também na pessoa humana. Então, a missão da Igreja, do profeta, é sempre falar da esperança em tempos difíceis. Então, não podemos perder a esperança em tempos melhores. Temos que considerar que é preciso sim contar com a política, são também nossos irmãos e irmãs, não podemos generalizar, de modo que este momento é oportuno e precisamos levar esta mensagem a todas as pessoas. O desânimo pode existir, mas a fé nos move, nos leva ao encontro com Deus e nos faz acreditar. Todos somos passíveis de erros, podemos tropeçar, cair, mas isso não tira de nós a graça de Deus, que excede qualquer fraqueza e tira de nós qualquer pecado na nossa vida. Até mesmo aqueles que comentem as maiores atrocidades também são filhos de Deus e precisam desta mensagem”, concluiu o reitor.

Novidades e atendimento aos romeiros

Do ponto de vista estrutural, Pe. Edinisio destacou que algumas providências foram tomadas para melhor acolher os romeiros. “Serão mais 22 banheiros e um fraldário, totalizando quase 80 banheiros que o Santuário disponibiliza para os romeiros, com uma atenção maior ao público feminino. Também neste ano, contaremos com mais um horário de missa, às 22h, todos os dias, de modo especial atendendo pedidos dos romeiros que peregrinam a pé e a noite até Trindade”, destacou.

Já o tenente Arnaldo Ferreira de Sousa, subcomandante do 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros, pontuou que durante a Festa, aproximadamente 700 homens e mais de 80 veículos estarão na cidade. “O Corpo de Bombeiros estará disponível 24 horas. Teremos a Sala de Gestão Integrada, que integra todos os órgãos a fim de resolver os problemas que vierem. Temos pontos em torno da Basílica, na Matriz, Carreiródromo, GO – 060 e tenda da OVG. Todas as ocorrências serão atendidas pela corporação, mas as de maior proporção serão encaminhadas para TRIM e Hugol”.

Segundo o tenente, a partir de relatórios feitos da Romaria 2017, novas medidas foram tomadas para garantir a segurança dos romeiros. “Para o Corpo de Bombeiros coube a fiscalização das edificações que abrigarão os romeiros, como pousadas e hotéis. Foram mais de 300 visitas técnicas. Como resultado, a garantia da segurança das pessoas que vão participar da Festa”, pontuou.

O vice-prefeito de Trindade, Gleysson Cabriny, também participou da coletiva e disse que a cidade está pronta para mais uma Festa. “Fizemos todo o planejamento na parte de infraestrutura, segurança, logística e transporte. Aproveito a oportunidade para parabenizar o reitor do Santuário, Pe. Edinisio, que vem realizando um trabalho muito próximo com a Prefeitura e o Governo. Com certeza, 2018 será mais uma edição de sucesso de mais uma das maiores festas religiosas do Brasil”, declarou.

Ainda segundo o vice-prefeito, houve aumento de efetivos da PM, Bombeiros, além da equipe de limpeza. “Em 2017, esta parte de limpeza foi muito boa, esperamos que neste ano seja melhor ainda. Contamos com mais de mil colaboradores nas diversas áreas de infraestrutura”.

Identificação dos principais pontos da cidade com balões aéreos, preocupação com os moradores de Trindade e garantia de atendimento à saúde também foram pontos destacados pelo gestor. “Teremos cartão com identificação e trânsito livre para maior comodidade dos trindadenses. Sobre o surto de H1N1, acredito que não vá interferir, pois foram casos isolados e tudo foi esclarecido. Hoje, Trindade tem outra visibilidade com relação a isso e não tivemos maiores problemas. Está tudo controlado por aqui”, concluiu Cabriny.

Fonte: Afipe