Movimento Igreja e Sociedade participa de Café Filosófico

O Movimento Igreja e Sociedade (MIS), da Diocese de Anápolis, participou do Café Filsófico, realizado na Faculdade Católica de Anápolis, no último dia 17 de junho. O evento discutiu o tema “Política, para quê?” com o subtítulo “Desafios das políticas públicas: apontando caminhos para a superação da atual realidade social”. Estiveram presentes o Prof. Dr. José Jivaldo Lima, Prof. Marcos Delson da Silveira, Renato de Lima Lopes, Valeriano Pereira de Abreu, Prof. Tobias Dias Goulão, Prof. Chirlam Júnior dos Santos, Diácono Nário Motta, Diácono Ursulino, membros do MIS, acadêmicos de diversos cursos e público externo representando paróquias e instituições como o Conselho municipal de Anápolis de políticas públicas sobre drogas (COMPOD), representado pelo Prof. Erchibaldo Ferreira dos Santos.

Dentre os assuntos correlacionados os profissionais da Filosofia, Teologia, Pedagogia, Direito, Administração e História, foi discutido formas da política ser uma ferramenta de transformação na sociedade por meio da atuação dos cristãos e dos cidadãos conscientes da importância deste tema. Além disso, durante o debate, ficou clara a necessidade de bloquear as influências ideológicas na construção das políticas públicas e evitar que o extremismo de algumas ideologias se tornem prejudiciais para a sociedade. Há de se ter também uma separação real entre os poderes no Brasil – executivo, legislativo e judiciário – para que a população seja protagonista da finalidade da política e superar barreiras sociais.

O que é o Movimento Igreja e Sociedade?

É um Movimento da Diocese de Anápolis que tem por objetivo promover o diálogo e a colaboração entre Igreja e Sociedade, de modo a levar os cristãos a assumirem, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, sua parcela de responsabilidade por uma sociedade justa e solidária, inclusive através da atuação na política.

O cristão deve envolver-se na política?

Acreditar que a política não tem jeito é fazer o jogo dos mal-intencionados. Se as pessoas comprometidas com o bem não participarem da política, os maus políticos sempre farão o que quiserem. Como nos ensina o Papa Leão XIII, “a audácia dos maus se alimenta da covardia e omissão dos bons”.

Importância do Movimento Igreja e Sociedade

Como cristãos, temos o dever de agir na sociedade sendo sal da terra e luz do mundo (Mt. 5, 13-14). Assim, o Movimento Igreja e Sociedade busca promover o comprometimento dos cristãos em vista à construção de uma sociedade justa e solidária. E desse modo promover uma verdadeira transformação. Nesse sentido, o Movimento trabalha para que todos estejam unidos e atuem de modo organizado.

As reuniões do Movimento Igreja e Sociedade acontecem no salão anexo da Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, na última Segunda-feira de cada mês, às 20h. Para maiores informações entre em contato com o Prof. Chirlam Jr (chirlamjr@hotmail.com / (62) 99252-6915).

Por, Chirlam Junior (Presidente do MIS)