Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Liturgia: Celebremos a Solenidade da Santíssima Trindade

 

A Santíssima Trindade

O Pai Eterno é Deus, o seu Filho Jesus Cristo é Deus, o Espírito Santo é Deus, todos são igualmente Deus, uma Unidade Perfeita na Trindade e individualidade de cada uma das pessoas. Certa vez escutei uma explicação sobre a possibilidade de afirmarmos que existe um Único Deus em Três Pessoas distintas. 1+1+1= 3, mas em Deus não poderia ser assim, senão existiriam três deuses. Em Deus é assim: 1x1x1= 1. Resolvido o problema, são três 1 distintos que no final é 1 só. Será que assim resolvemos toda a questão da Teologia Trinitária? Penso que não. Os grandes e sábios teólogos dariam gargalhadas diante desta afirmação, entretanto, é apenas assim que quero compreender, nesta simples apresentação. Você que está lendo esta reflexão pode se juntar a mim ou pode se juntar aos grandes teólogos com sua grande profundidade teológica. O fato é que, todos nós, temos lugar na reflexão trinitária, todos nós podemos pensar a Trindade de acordo com suas capacidades e eu prefiro pensar de uma maneira mais simples.

O evangelho de hoje revela-nos o grande amor do Pai por nós em dois grandes momentos da história da humanidade: primeiro Ele envia seu próprio Filho, que assume nossa natureza humana, Deus que se rebaixa à nossa humanidade, à nossa fraca e frágil humanidade, que aceita livremente morrer por nós; segundo Ele envia o grande dom do Espírito Santo para nos dar a força necessária para progredir na vida cristã, nossa ajuda, nosso Defensor.

O que faz com que um Pai possa dar seu próprio Filho para salvar pessoas más, pecadores, cheias de defeitos, covardes, com atitudes monstruosas? Só pode ser o AMOR, mas é um amor verdadeiro, não estes “amores” de páginas de Instagram que hoje está no stories e depois de 24 horas já foram apagados, é AMOR de verdade, é AMOR que foi capaz de dar a vida e que daria novamente. Estes maus, pecadores, defeituosos, covardes e monstros somos nós, sou eu, é você, foi por nós que o Pai enviou seu Filho para morrer. O seu grande AMOR foi por nós. E não contente, ainda nos envia o Espírito Santo, nosso companheiro de caminhada, aquele que conduz nossas vidas para fazermos e vivermos o bem.

Louvemos a Trindade Santa, na Unidade da Divindade, prestemos nossa adoração ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia Santo Antônio – Damolândia
Rolar para cima