“A Pastoralidade da Igreja” é tema do 23º Congresso Teológico 2019

O Congresso Teológico da Diocese de Anápolis teve início na manhã desta quinta-feira, 16. Com o tema “A Pastoralidade da Igreja”, o evento foi aberto pelo bispo diocesano, Dom João Wilk, que desejou que o encontro “seja frutuoso a todos os participantes”. No evento, os dias 16 e 17 de maio, foram reservados para os Sacerdotes e Diáconos. Nos dias 18 e 19, o Congresso atende aos Leigos(as) e Religiosos(as).

Na primeira conferência o professor de Teologia Bíblica do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFTEG) e do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (IFTSC), Frei Fernando Inácio Peixoto (OFM), abordou a “Fundamentação bíblica da pastoral”. Para o frade franciscano os sinais  “grande suporte do rebanho propriamente é o pastor: ele é o cuidador, quase sempre o proprietário do rebanho, que com sua presença, sua visão, seu zelo, asseguram a manutenção e a vida do rebanho”. Frei Fernando, no tocante à pastoralidade bíblica, afirma que “as figuras dos rebanhos e seu cultivo, serão usadas e exploradas pelos escritores sagrados, ilustrando as muitas relações do viver do povo bíblico”. O Frade conclui a exposição com uma proposta de duas sínteses para a fundamentação da pastoralidade eclesial: o salmo 22 e o discurso do Bom Pastor.

A segunda conferência, “A Pastoral ao longo da História da Igreja”, foi apresentada pelo Doutor em Teologia e Diretor Geral da Faculdade Católica de Anápolis, padre Françoá Costa.  Após a conferência os presentes participaram de um plenário acerca dos temas apresentados. No período da tarde serão realizados Workshops com os temas: “A dimensão pastoral na celebração dos sacramentos”; “O perfil dos presbíteros como pastor”; “A homilia/pregação como instrumento pastoral”.