No dia 29 de junho, a Igreja celebra São Pedro e São Paulo, Apóstolos. No Brasil, essa solenidade é transferida para o domingo seguinte, este ano ocorrendo no dia 30 de junho. Esta é uma das festividades mais importantes na Igreja Católica, pois homenageia os apóstolos conhecidos como os “pilares da Igreja”.
São Pedro, anteriormente chamado Simão, era um pescador que se tornou um dos discípulos mais próximos de Jesus. Após a ressurreição de Cristo, Pedro assumiu um papel de liderança entre os apóstolos e é reconhecido como o primeiro papa da Igreja. Na sua morte, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, pois não se considerava digno de morrer da mesma forma que Jesus.
São Paulo, originalmente conhecido como Saulo, era um perseguidor dos cristãos até sua conversão. Ele se tornou um missionário e escreveu muitas cartas que compõem o Novo Testamento. Paulo dedicou sua vida a pregar o Evangelho e fundou várias comunidades cristãs. Seu martírio em Roma, onde foi decapitado, ressalta sua importância na história da Igreja.
A solenidade celebra a união desses dois santos, padroeiros de Roma. São Pedro e São Paulo são frequentemente retratados juntos, simbolizando a universalidade da mensagem cristã e a base sólida sobre a qual a Igreja foi edificada. Na missa solene deste dia, a liturgia destaca a fé, o testemunho e o sacrifício desses apóstolos.
Em Roma, a celebração é particularmente grandiosa, com palestras, vigília na Basílica de São Pedro, um itinerário pelos locais onde os santos estiveram na Cidade de Roma, e uma representação teatral que recorda a presença de Pedro e Paulo.
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
*Com informações do Vatican News Foto: Reprodução/Internet