Reflexão para o 5º Domingo do Tempo Comum: A cura e a oração!

A cura e a oração!

Estamos diante de um trecho do Evangelho repleto do poder de Jesus Cristo, que é Deus. Vemos Jesus operar inúmeros milagres: curando muitos enfermos e expulsando muitos demônios. Jesus está próximo daqueles mais necessitados, ou seja, Jesus está próximo de cada um de nós; Ele vem em socorro de nossas doenças, nossos desânimos, Ele nunca nos abandona, mesmo quando nós o abandonamos, Jesus continua a nos sustentar com seu amor e sua misericórdia.

Vemos esta proximidade de Jesus, claramente, na cura da sogra de Pedro: “E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se”. É um contato muito próximo, um contato bem íntimo e é isto que Ele deseja fazer conosco, estar bem próximos de nós. Talvez pensamos num Deus bem distante de nós, ou até mesmo, num Deus que nos criou e depois foi embora, deixando-nos aqui à mercê de um cego destino. Mas este não é o nosso Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, pois o nosso Deus está bem perto de nós, podemos conversar com Ele como conversamos com um amigo, aliás, devemos conversar com Ele como conversamos com um amigo, pois assim Ele o deseja. E conversamos com Deus pela oração.

“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto”. Ele estava em constante diálogo com o Pai e quis mostrar com o seu exemplo o que deveríamos imitar, a oração. É preciso nos colocar num momento a sós com o Senhor para rezar, para que, diante dele possamos conversar sobre todas as coisas que estão acontecendo conosco, adorá-lo, louvá-lo, isto é oração, falar com Deus. E mesmo sendo tão pecadores, tão pequenos o Senhor se inclina do seu trono nos céus para nos escutar, para também falar conosco. Na missão de Jesus, a oração tinha um ponto central e vital; na nossa missão como cristãos, a oração deve também ter um ponto central e vital. A oração nos aproxima cada vez mais de Deus e assim do Reino dos Céus.

Façamos esta experiência, de dedicarmos uns instantes de nosso dia para ficarmos a sós com o Senhor e veremos crescer nossa proximidade e intimidade com Ele. E então veremos como a oração aumentará nossa disposição em amar a Deus e a servir os irmãos e irmãs.

Foto: reprodução google

Pe. Fábio Carlos de Araújo