Reflexão do 23º Domingo do Tempo Comum, padre Fábio Carlos ressalta o Mês da Bíblia

Foto: reprodução Google
Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia Santo Antônio – Damolândia

Um mês para a Bíblia

Antes de falar sobre o mês da Bíblia, é justo que possamos refletir sobre o Evangelho de hoje.

Após fazer a cura de um homem surdo, Jesus recebe um grande elogio por parte daqueles que ficaram impressionados com seus milagres: “Ele tem feito bem todas as coisas”. Alguns trechos do Evangelho dizem que Jesus trabalhava o dia inteiro, sem parar, que muitas vezes, não tinha tempo nem de comer, era incansável e mesmo assim fazia bem todas as coisas. Ele não usava o cansaço e os muitos afazeres da sua missão como desculpa para fazer as coisas “mais ou menos”, Ele fazia tudo muito bem-feito. Agora essa reflexão cabe para nós: como estamos realizando nossa missão; no lar, na comunidade, no trabalho, na sociedade? Estamos fazendo tudo bem-feito ou estamos usando desculpas de termos muito o que fazer e estamos fazendo as coisas “mais ou menos”?

Iniciamos o mês de setembro e com ele iniciamos, no Brasil, o mês da Bíblia. A Igreja no Brasil faz ressoar em todas as suas comunidades a necessidade de não apenas termos uma Bíblia em casa, primeiro passo muito importante, mas de podermos ler diariamente a Palavra de Deus, pois este contato direto e cotidiano com a Palavra de Deus é de extrema importância para fazer crescer a nossa fé, alimentar nosso espírito.

A Bíblia é a coleção dos livros inspirados pela ação do Espírito Santo, desde o Antigo ao Novo Testamento. A Bíblia toda inteira fala de Jesus Cristo, sua presença está velada no AT e se faz clara no NT. O coração de toda Sagrada Escritura é o Evangelho, escrito por 04 autores diferentes, falando da mesma vida de Jesus Cristo. A Bíblia é o nosso caminho de vida cristã, devemos deixar-nos conduzir pelo Senhor através dela.

Somos chamados a ler, meditar, conhecer a Bíblia, especialmente pela Lectio Divina, leitura orante da Palavra de Deus, onde permitimos ser tocados pela mensagem de salvação e assim produzirmos frutos de conversão e de vida eterna.

Não descuidemos de nossa obrigação e missão de lermos diariamente a Palavra de Deus, luz para nossos caminhos, guia na nossa jornada diária, não permitamos que a preguiça e a indiferença tomem conta de nós. “Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo” (São Jerônimo).

Portanto, que este mês da Bíblia seja um incentivo para nos aproximar de maneira mais concreta e diária da Palavra de Deus e, se assim agirmos, não será apenas o mês de setembro o mês da Bíblia para nós, como verdadeiros e autênticos cristãos, todos os dias e todos os meses serão dias da Bíblia e meses da Bíblia. Façamos a experiência e veremos como nossas vidas poderão ser transformadas pelo nosso contato constante com a Palavra de Deus.