Padre Fábio Carlos reflete a Solenidade da Santíssima Trindade

A Santíssima Trindade

O Pai Eterno é Deus, o seu Filho Jesus Cristo é Deus, o Espírito Santo é Deus, todos são igualmente Deus, uma Unidade Perfeita na Trindade e individualidade de cada uma das pessoas. Certa vez escutei uma explicação sobre a possibilidade de afirmarmos que existe um Único Deus em Três Pessoas distintas. 1+1+1= 3, mas em Deus não poderia ser assim, senão existiriam três deuses. Em Deus é assim: 1x1x1= 1. Resolvido o problema, são três 1 distintos que no final é 1 só. Será que assim resolvemos toda a questão da Teologia Trinitária? Penso que não. Os grandes e sábios teólogos dariam gargalhadas diante desta afirmação, entretanto, é apenas assim que quero compreender, nesta simples apresentação. Você que está lendo esta reflexão pode se juntar a mim ou pode se juntar aos grandes teólogos com sua grande profundidade de reflexão, mas eu prefiro pensar em um Deus simples. O fato é que, todos nós, temos lugar na reflexão trinitária, todos nós podemos pensar a Trindade de acordo com suas capacidades e eu prefiro pensar de uma maneira mais simples.

Somos batizados em nome da Santíssima Trindade, e as Três Pessoas Divinas passam a habitar nossas almas, é o que nos revela o Evangelho de hoje, quando Jesus envia seus discípulos. A nossa missão de cristãos e cristãs começa em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, somos guiados pela Trindade Santa desde o início de nossa caminhada, assim nós aprendemos o que é ser cristão, o que é ser Igreja, o que é ser filho de Deus, nossa vida é selada pela Santíssima Trindade.

Como batizados, templos da Santíssima Trindade, somos discípulos, “ide e fazei discípulos meus todos os povos”, quem é o discípulo? Aquele que escuta atentamente o mestre. Quem é o nosso mestre? Jesus Cristo. Onde o escutamos? Na sua Palavra, na Igreja, nos seus Apóstolos, no fim os verdadeiros Apóstolos do Senhor e a sua verdadeira Palavra estão na sua verdadeira Igreja, a Igreja Católica, portanto, somos verdadeiros discípulos do Senhor unidos à verdadeira Igreja do Senhor.

Louvemos a Trindade Santa, na Unidade da Divindade, prestemos nossa adoração ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

foto: reprodução google

Pe. Fábio Carlos de Araújo