Na reflexão deste domingo padre Fábio Carlos pergunta: “Onde está o seu coração?”

O verdadeiro tesouro

As palavras de Jesus no Evangelho de hoje são de grande encorajamento para nós, cristãos e cristãs do mundo de hoje. Começaremos a celebrar a Semana Nacional da Família e como uma grande família, dos batizados, dos remidos pelo Senhor, nos reunimos em comunidade, em assembleia, para ouvir a Palavra de Deus e partilhar o Pão do Eucaristia.

E continua a ressoar as palavras do Evangelho: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe”.

O medo de passar alguma necessidade neste mundo retira a fé das pessoas, muitas vezes, e até mesmo a nossa como seguidores de Cristo. Vemo-nos dando muita importância às coisas que passam, às pessoas e coisas deste mundo e nos esquecemos de confiar na bondade e providência de Deus, especialmente quando as coisas não saem do nosso jeito, da maneira que nós planejamos.

O que queremos ter neste mundo: uma vida financeira tranquila, comer bem, ir viajar em todas as férias, ser bem-sucedidos diante da sociedade. Fazemos todos os esforços para termos estas coisas deste mundo, vivemos para isso; ou seja, o nosso coração está aqui nesta terra, nas coisas que tão facilmente se perdem e se roubam.

Mas o Senhor aponta outra realidade. O Senhor nos pede a vigilância em relação às coisas da nossa alma, aponta o caminho do verdadeiro tesouro, de estarmos preparados para a sua vinda em nossa vida, ou seja, para o momento da nossa morte para esta vida. Ele deseja que estejamos com “os rins cingidos e as lâmpadas acesas”, esperando a posse do nosso verdadeiro tesouro, a visão de Deus, o Reino dos Céus.

A nossa preparação é feita pela oração, pela Eucaristia dominical e pelo menos algum dia durante a semana, pelas visitas ao Santíssimo Sacramento, pelo bem feito aos irmãos e irmãs, pela generosidade em ajudar os mais pobres e necessitados, sendo assim nossa preparação é diária, todos os dias precisamos estar preparados para o Senhor que pode vir.

E aí? Onde está o seu coração? Onde está o seu verdadeiro tesouro?

Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia Santo Antônio – Damolândia