Vaticano realiza conferência internacional sobre pastores e fiéis leigos

Começa na próxima quinta-feira (16), a Conferência Internacional para os Presidentes e Referenciais das Comissões Episcopais para o Laicato organizada pelo departamento vaticano para os Leigos, a Família e a Vida. A proposta do encontro é focar no chamado do Senhor a “caminhar juntos”, cada um conforme sua própria vocação.

O evento terá duração de três dias e será encerrado pelo Papa Francisco no dia 18 de fevereiro. De acordo com a Canção Nova, o prefeito do dicastério Cardeal Kevin Farrell, explicou que a conferência é fruto da Assembleia Plenária ocorrida em novembro de 2019, onde ficou definido a importância de ‘a profundar e de destacar’ a responsabilidade de cada batizado na Igreja.

Conforme o cardeal, “todos os membros do Povo de Deus, pastores e fiéis leigos, partilham a responsabilidade pela vida, missão, cuidado, gestão e crescimento deste Povo que o próprio Cristo suscitou”. Para ele, o caminho sinodal que a Igreja vive atualmente reforça o intuito da conferência, colocando-a no contexto da Igreja que busca “caminhar junto”.

O Cardeal Farrell disse que a valorização dos leigos é uma temática que está no coração do Santo Padre e que há uma responsabilidade que nasce do batismo é comum a todos: pastores e leigos. “Desejamos que este evento eclesial tenha efeitos concretos nas Igrejas particulares e dê uma válida contribuição para viver a corresponsabilidade entre ministros ordenados e fiéis leigos”, explicou.

Com informações da Canção Nova.