Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Solenidade de Pentecostes: “Recebei o Espírito Santo”

Na primeira leitura de hoje temos a narrativa de Lucas, dos Atos do Apóstolos, sobre o acontecimento Pentecostes. A festa de Pentecostes era uma das três grandes festas judaicas: esta festa lembra as primícias e a revelação no Sinai, a fecundidade da terra e a obediência do homem; celebrada 50 dias após a Páscoa. E foi exatamente no contexto desta festa judaica que ocorre a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos reunidos no Cenáculo em Jerusalém.

O Evangelho de hoje não narra o evento de Pentecostes, como já disse, é a primeira leitura que o faz, mas no Evangelho para a celebração de hoje, vemos Cristo ressuscitado que chega ao lugar onde seus discípulos estão reunidos e lhes dá o grande dom do Ressuscitado: A Paz, Shalom. A Paz não é um sentimento, um acontecimento, uma ideologia. A Paz é uma Pessoa, é o próprio Cristo. Só pode ser alcançada se nos colocamos diante dele como seus discípulos, ou seja, precisamos caminhar lado a lado com Jesus Cristo.

Sem Deus não há paz. Se o mundo de hoje necessita tanto de paz é porque se esqueceu de Deus, deixou Deus de lado, ou como fazem muitos de nós cristãos, que se dizem católicos, deixamos Deus em segundo, terceiro, último lugar. Se hoje falta a paz na sua vida, na sua família no seu trabalho ou até mesmo dentro de nossas comunidades, é porque nos distanciamos de Deus, não estamos sendo guiados pelo Espírito Santo, é porque Ele não está em primeiro lugar na nossa vida.

Jesus sopra sobre eles, o vento é um dos símbolos do Espírito Santo; e lhes comunica o dom do Espírito Santo: “Recebei o Espírito Santo”. Assim como no Sacramento da Crisma, o Senhor nos dá o Espírito Santo: “Receba por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”. Assim a Igreja nascente manifesta-se ao mundo, pelo dom do Espírito Santo. E pela força deste mesmo Espírito que o pão e o vinho tornam-se Corpo e Sangue do Senhor.

Os pecados são perdoados, pela força do Espírito Santo. É este Espírito que queima em nós a imagem do homem velho e faz nascer o homem novo, primeiro no Batismo, depois na Confissão. Vemos aqui uma citação direta da Escritura sobre o Sacramento da Penitência, o poder de perdoar pecados foi dado por Jesus aos seus apóstolos, não disse para confessar diretamente com Deus, mas submeteu o perdão dos pecados à autoridade dos seus apóstolos, que hoje são os presbíteros e bispos, ministros da infinita misericórdia do Senhor, Aquele que tudo perdoa.

Que neste dia possamos renovar nossa adesão, nosso compromisso, para com a Igreja; que possamos fazer deste momento um momento de novo ânimo, novo impulso na nossa caminhada. Que o Divino Espírito Santo possa reacender em nós a chama da nossa vocação de membros da Igreja de Cristo. Ele nos diz hoje: “Recebei o Espírito Santo” e nós devemos clamar aos céus, “Vinde Espírito Santo”.

Pe. Fábio Carlos de Araújo
Par imaculado Coração de Maria - Nerópolis

 

Rolar para cima