Encerrou na última quarta-feira (17), o Seminário de Iniciação à Vida Cristã (IVC) com Seminaristas na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). O evento, organizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reuniu 208 seminaristas de todo o país.
Entre os participantes estavam os seminaristas Célio Rodrigues e Hiago Moreira, do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria de Anápolis, acompanhados pelo reitor, Pe. Anevair José. Eles participaram das discussões e atividades do evento, trazendo a perspectiva e os desafios enfrentados na formação pastoral para nossa diocese.
Durante os três dias de encontro, que começou na segunda-feira, 15 de julho, os participantes se debruçaram sobre o tema “A importância da catequese na formação do futuro presbítero”. A iniciativa destacou o papel crucial da Iniciação à Vida Cristã e da dimensão catequética na preparação dos futuros sacerdotes da igreja.
O último dia do seminário começou com uma palestra de Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, que abordou o trabalho desenvolvido pela conferência. Em seguida, o professor Moisés Sbardelotto discutiu sobre “catequese e cultura digital”, explorando como os meios de comunicação influenciam a prática catequética.
Dom Leomar Brustolin, presidente da Comissão Episcopal responsável pelo evento, enfatizou a importância da transmissão da fé para as novas gerações e desafiou os seminaristas a refletirem sobre seu papel na catequese no Brasil, incentivando um compromisso contínuo com o processo de formação cristã.
O seminário proporcionou um espaço para compartilhamento de experiências e discussão dos desafios contemporâneos enfrentados na prática da iniciação à vida cristã e reforçou o compromisso da Igreja em capacitar novos líderes engajados na evangelização e no acompanhamento espiritual dos fiéis.