Durante os dias 23 e 24 de outubro, a juventude da Diocese de Anápolis voltou a se reunir em um encontro muito especial, uma edição resumida dos já conhecidos congressos eucarísticos diocesanos (que geralmente reúnem mais de 1000 jovens por um final de semana inteiro), o chamado “Minicongresso Eucarístico do Segue-Me”, com o tema “Coragem, eu venci o mundo!”. O evento foi adiado por dois anos devido as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mas em 2021 com o avanço da imunização da população foi possível a realização deste “congresso pocket”, ou seja, compacto, respeitando as recomendações sanitárias e permitindo a todos que quisessem matar a saudade.
Os padroeiros deste ano, e portanto, também do Minicongresso, são a Beata Chiara Luce e São Pio de Pietrelcina. Um congresso enriquecido pela intercessão de uma jovem que chegou à santidade entregando a Jesus seus sofrimentos e dores e sendo uma luz para os outros jovens, e de um sacerdote apaixonado por Jesus Eucarístico e devoto da Virgem Maria.
A proposta deste Mini congresso se mostrou ousada e desafiadora, em especial, diante deste tempo difícil de pandemia com tantos medos, perdas e esfriamento na fé, mas por outro lado com muitos corações sedentos de Deus. Este ano, além da duração reduzida, o evento foi organizado em duas etapas: a primeira, no dia 23, foi realizada de forma local – cada paróquia ficou responsável por proporcionar um momento de reflexão para seus seguimistas, com foco em experimentar a presença de Jesus Eucarístico. Esta parte foi realizada em 23 paróquias da diocese, com o empenho e presença dos seus párocos e vigários.
A segunda etapa, no dia 24, foi a modalidade geral, que contou com uma grande carreata que saiu da Paróquia São José Operário, em Anápolis, e seguiu com Jesus Eucarístico exposto em cima de um trio elétrico, em direção a Paróquia Santa Rita de Cássia, em Miranápolis, onde foi realizada uma meia hora de adoração, com vários sacerdotes oferecendo confissões e a Missa de encerramento presidida pelo bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, Dom Dilmo Franco de Campos.
O encontro foi organizado pelo diretor espiritual diocesano, Pe. Walter Matheus Trautenberger, juntamente com a coordenação do Conselho Diocesano do Segue-Me. “Os jovens, neste congresso eucarístico, nos mostraram que a Eucaristia é fonte de alegria, alegria pura, contagiante, duradoura! Sejamos jovens eucarísticos com alegria, amor e perseverança”, exortou Pe. Walter. Assim, é possível verificar a verdade das palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, em sua mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, ele nos diz que “algumas coisas só se podem aprender, experimentando-as. Na verdade, não se comunica só com as palavras, mas também com os olhos, o tom da voz, os gestos” disse.
A coordenação do Conselho Diocesano do Segue-Me relatou que “ficou maravilhada com a ação de Jesus Eucarístico nas nossas vidas, cada um com uma experiência diferente, mas todas convergindo para a gratidão perante o amor de Deus”. Acrescentou ainda que “o sentimento é de gratidão por ver no sábado tantos jovens em suas paróquias adorando o Senhor e termos a oportunidade de encerrar juntos esse momento de amor, pertinho de Jesus Eucarístico”.
Foto: Reprodução Segue-Me Diocese de Anápolis
Texto escrito pelos jovens Mauro Sérgio Bragança e Maria Aparecida Dantas, com a colaboração do jornalista Manoel Florenço.