Pedindo os Dons do Espírito Santo

D. Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor!

T. Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor!

D. Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que eu, cada vez mais, goste das coisas divinas e, abrasado no fogo do Vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo que é mundano. Una-me sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor.

D. Espírito Santo, concedei-me o dom da inteligência, para que eu, alumiado pela luz celeste de Vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação, a doutrina da santa religião.

D. Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais vos agrade, siga em tudo a Vossa divina graça e com bons e carinhosos conselhos socorra o próximo.

D. Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que eu fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria de espírito os desprezos, prejuízos, perseguições e a própria morte antes de renegar, por palavras ou por obras, o meu amabilíssimo Senhor Jesus Cristo.

D. Espírito Santo, concedei-me o dom da paciência, para que eu conheça cada vez mais as minhas próprias misérias e fraquezas, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma, e para que eu veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, a fim de poder evitá-las.

D. Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que tornará deliciosos o trato, o colóquio convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, a Maria Santíssima como minha Mãe e a todos os homens como meus irmãos em Jesus Cristo.

D. Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu sempre me lembre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa divina presença, trema com os mesmos anjos diante de Vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar aos Vossos santos olhos.