Na tarde deste sábado, 21, a coordenação da Pastoral da Comunicação Diocesana (Pascom) e os coordenadores paroquiais estiveram reunidos no auditório da Cúria Diocesana, em Anápolis. A reunião, respeitando as normas da vigilância sanitária para a pandemia da Covid-19, teve início às 14h e apresentou o projeto de comunicação a ser implantado na diocese. O encontro contou também com a presença do bispo diocesano, Dom João Wilk, que apresentou o novo assessor eclesiástico para a pastoral da comunicação padre Thiago Henrique Monteiro, que substituirá o padre Paulo Henrique Teles de Almeida, na função.
No início da reunião padre Paulo Henrique conduziu um momento de espiritualidade a partir do texto bíblico da visita de Maria à sua prima Isabel (Lc 1, 39). Entre outras provocações o padre perguntou aos presentes: “O que a pascom tem a dizer?” Fazendo relação com o texto bíblico afirmou que a pascom precisa anunciar Cristo como mesma disposição que Maria anuncia a Isabel, não só com a ação de ir ao encontro, mas com o próprio testemunho. “É tempo de Levantarmos e entrarmos em ação, mas também com o nosso testemunho”, disse.
O bispo diocesano falou sobre o cuidado com as fake News e convocou os agentes da pascom pra como cristãos transmitir a verdade. “Não se deve passar uma notícia sem a devida averiguação”, disse Dom João. Dentre outras coisas o bispo enfatizou que no serviço da comunicação “não basta ter boa vontade, é preciso ter formação”. No final de sua fala, Dom João motivou os agentes de pastoral: “vamos continuar e nos apoiar no sentido da missão da pascom”, enfatizou. O coordenador diocesano da pastoral, Onésimo Neto, apresentou o resultado da pesquisa pastoral realizada em setembro/outubro, pautado na Assembleia Diocesana de 2019, e o projeto diocesano para a pascom.
Em momento de partilha, foram apresentados algumas sugestões para melhor desempenho da pascom como desenvolver ações no âmbito catequético, eventos, pastorais e institucionais. Foi ressaltado a dimensão espiritual, propondo um acompanhamento espiritual dos agentes. “Não há como ter êxito na comunicação se não for pautado a oração. A espiritualidade permeia nossa comunicação”, pontuou o padre Paulo Henrique. Para o primeiro semestre de 2021 foram programadas oficinas para formação em fotografia, artes / design, produção e edição de vídeos e produção de textos. As datas das oficinas serão apresentadas posteriormente.
Eleição da nova Coordenação Diocesana
A reunião teve caráter eletivo. Foram eleitos para também compor a coordenação da pascom diocesana 4 agentes de pastoral, representando as regiões da diocese. Agora a coordenação diocesana da pastoral da comunicação é formada pelo assessor eclesial padre Thiago Henrique Monteiro, o coordenador diocesano Onésimo Neto, e os coordenadores setoriais Jonas Perieira Avelino (Região 1 – Sant’Ana), por se tratar da maior região da diocese se propôs o auxilio de um vice-coordenador, Felipe Digon Machado (Região 1 – Sant’Ana), a Eliane R. Chaveiro Martins (Região 2 – Nossa Senhora de Fátima), a Fernanda Godinho Vilaça (Região 3 – Nossa Senhora do Rosário); e a Deirilene de Andrade Silva (Região 4 – Nossa Senhora da Penha).