Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Região Pastoral Jesus Bom Pastor é elevada à categoria de Paróquia

No último dia 25, a Região Pastoral Jesus Bom Pastor foi elevada a dignidade de Paróquia, tendo fixado seus limites geográficos e seu coordenador foi confirmado como administrador paroquial, segundo as exigências do Direito Canônico.

No último domingo, 25 de agosto, a Região Pastoral Jesus Bom Pastor, criada em 10 de fevereiro de 2018 e que abrange os bairros Aldeia dos Sonhos, Jardim Guanabara e Residencial Ana Caroline, foi oficialmente elevada à categoria de paróquia. A decisão foi formalizada pelo decreto nº 42 de 2024, assinado pelo Bispo Diocesano de Anápolis, Dom João Wilk.

A decisão do senhor Bispo, se dá como reconhecimento da maturidade espiritual e pastoral que a região desenvolveu ao longo dos anos sob a liderança do reverendíssimo padre Rafael Bueno e seus predecessores. A Santa Missa de ereção canônica da paróquia, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Edmilson Luiz de Almeida, marcou o ápice desse processo, celebrando o esforço coletivo dos membros da comunidade para a consolidação da nova paróquia e suas estruturas.

Para preparar a comunidade para este evento histórico, foi realizado um tríduo celebrativo. O primeiro dia foi presidido pelo padre Basílio, prior local da Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz. Sua homilia, com o tema “Paróquia: uma comunidade de fé”, destacou a contribuição dos padres da Santa Cruz na evangelização inicial da região. No segundo dia, o padre Juvêncio Abade, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Miranápolis, refletiu sobre “Paróquia: uma célula da Igreja Universal, chamada à comunhão”, compartilhando sua vasta experiência pastoral. O terceiro dia foi conduzido pelo padre Clayton Bergamo, vigário da forania Nossa Senhora de Fátima e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Ele abordou o tema “Paróquia: um lugar de evangelização e caridade”. Preparados por tais temas essenciais, o povo de Deus daquele território acorreu numeroso até a missa campal, que ocorreu em frente ao canteiro de obras onde será construída a futura igreja matriz da paróquia.

Na missa de criação da nova paróquia, padre Rafael Bueno recebeu também a provisão e a missão de Administrador Paroquial. Em seu discurso, expressou sua alegria e satisfação com a nova fase da comunidade. “Sem dúvidas, a decisão de criar canonicamente essa paróquia, que recebemos com muita alegria da parte do senhor bispo, é resposta da igreja particular de Anápolis, que como Mãe Amorosa, cuida de seus diocesanos estando atenta às realidades dos tempos e dando respostas assertivas a cada uma delas. Podemos hoje louvar a Deus por esse acontecimento histórico na vida de nossa comunidade e de toda a Diocese de Anápolis.”, afirmou padre Rafael.

O seminarista Vinícius Alexandre, do segundo ano da Configuração, que participou da cerimônia, também expressou seu entusiasmo: “Sinto-me privilegiado por testemunhar a criação desta paróquia, especialmente porque é na minha paróquia de pastoral. Agradeço a Deus pela oportunidade de fazer parte desta história.”

Durante a homilia, Pe. Edmilson Luiz de Almeida, representando Dom João Wilk, aprofundou os temas discutidos durante o tríduo. Ele destacou o conceito de paróquia como “uma comunidade de comunidades”, conforme descrito no Documento de Aparecida. “Entre as comunidades eclesiais nas quais vivem e se formam os discípulos e missionários de Jesus Cristo as paróquias se sobressaem. Elas são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial. São chamadas a ser casas e escolas de comunhão”, disse Pe. Edmilson.

O vigário geral concluiu sua homilia enfatizando o sentimento de gratidão e louvor diante da criação da nova paróquia. “Este é um momento de louvor a Deus, onde céu e terra se alegram. Gostaria de convidar a cada um e cada uma que aqui está para contemplar com gratidão aquilo que hoje se dá nesse lugar. Dom João Wilk, como sucessor dos Apóstolos, oferece um canal exclusivo de graças para esta nova paróquia”, afirmou.

Na presença de numerosos fiéis da, até então, Região Pastoral, dos sacerdotes concelebrantes, dos seminaristas e de tantos outros fiéis de outras cidades da Diocese, a vice-chanceler e secretária da Cúria Diocesana, Irmã Marília Godoi, fez a leitura do decreto de criação da nova paróquia que também fixou seus limites a partir dos referenciais geográficos dos bairros que o compõem, como é praxe fazer na igreja, leu também a provisão de Administrador Paroquial, que concede ao padre Rafael Bueno Pinto todas “as prerrogativas legais para gerir os bens móveis e imóveis que se encontrem nos limites da paróquia criada e todos aqueles que, neste território, sejam considerados e identificados como pertencentes à Igreja Católica”.

A celebração foi encerrada com o ato simbólico de lançamento da pedra fundamental da nova Igreja Matriz, localizada no Setor Aldeia dos Sonhos. A pedra foi abençoada por Dom João Wilk no último dia 21, e colocada pelo vigário geral, que incentivou a comunidade a contribuir generosamente com a construção. “Padre Rafael já tem todo o dinheiro necessário para a construção da paróquia, ele está no bolso de vocês!” afirmou Pe. Edmilson, gerando entusiasmo entre os presentes.       Em seguida, a nova paróquia, marcando a alegria de sua criação, serviu um jantar de confraternização animado pela Banda Lira Jaraguense, da cidade de Jaraguá (GO), interior dessa diocese.

Ajude na construção:

Atualmente, a Paróquia Jesus Bom Pastor está realizando uma campanha para arrecadar fundos para a construção da nova Igreja Matriz. Os prêmios de 30 mil reais (1º lugar), 10 mil reais (2º lugar) e 5 mil reais (3º lugar) serão sorteados no dia 13 de outubro. As rifas podem ser adquiridas pelo telefone (62) 99277-4061 ou com os agentes de movimentos e pastorais da nova paróquia.

 

Texto:Marcos Vinícius Santana 
Foto:Pascom Paróquia Jesus Bom Pastor
Rolar para cima