Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

O Emanuel: Deus Conosco

Amados irmãos e irmãs, estamos nos aproximando do Natal, e, após essa caminhada de reflexão e penitência aguardando a vinda do nosso Salvador, estamos às portas de ver o cumprimento da promessa de nosso Deus, pois, mesmo sofrendo grandes consequências de nossos pecados em nossas vidas, Deus, na sua infinita bondade, não nos abandona e envia o salvador prometido. Na primeira leitura, Isaías exorta Acaz a não desconfiar do poder de Deus, mas a se manter firme e confiante nos propósitos do Senhor, pois Ele enviará o Salvador que será Deus conosco, o Emanuel. Assim também somos convidados a confiar e perseverar nas promessas de Deus mesmo em tempos de provação e dificuldades, pois essa é nossa vocação, o apostolado, o seguimento de Jesus que vem para nos salvar e também alcançar todos os povos, como nos mostra a segunda leitura.

Desde que o pecado entrou no mundo, destituindo o ser humano da graça e amizade com Deus, o Senhor elaborou um projeto de Salvação que se cumprirá com a encarnação do verbo de Deus no seio de uma Virgem “Maria” que estava prometida em casamento a José, que a princípio não havia compreendido que o que Deus realizava na vida de sua futura esposa, era obra do Espírito Santo.

O Evangelho de hoje nos mostra a capacidade que Deus tem de se revelar justamente aos humildes e simples. Amados irmãos e irmãs, como será que se encontra nossa vida e nosso coração para acolher Jesus que vem? Muitas vezes, neste tempo do Natal, estamos preocupados com muitas coisas que atrapalham nossa verdadeira percepção da vinda de Jesus; organizamos festas, arrumamos a casa, fazemos grandes banquetes para comemorar o nascimento de Jesus, mas esquecemos de arrumar a única e verdadeira casa que Cristo quer ocupar, nosso coração. A humildade de Maria e seu sim incondicional, como a disposição, coragem e obediência do “justo” José, tornam visível para nós a verdadeira importância do tempo que vivemos na liturgia de hoje, a promessa e o anúncio dos profetas se concretizaram na vinda de Cristo.

José e Maria compreenderam os sinais e o propósito de Deus, por isso corresponderam de forma eficaz àquilo que o próprio Deus esperava deles. Assim também, que nós, vivendo a experiência deste Natal em nossas vidas e família, possamos também acolher o Salvador que vem e responder com nossas vidas a tudo aquilo que o Senhor espera de nós. Feliz Natal a todos. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Diácono Daniel de Jesus da Silva
Paróquia São José Operário
Rolar para cima