No fim de semana o Congresso Teológico foi voltado para Leigos(as) e Religiosos(as)

Nos dias 18 e 19 de maio, o 23º Congresso Teológico da Diocese de Anápolis foi direcionado aos leigos(as) e religiosos(as). Com a proposta de apresentar a “Pastoralidade da Igreja”, o evento procurou ressaltar e despertar a importância da dimensão pastoral para a vida da Igreja e da comunidade. O Congresso contou com grande participação das lideranças das diversas paróquias da diocese.

Durante o encontro, o Dr. Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, membro do instituto nacional de pastoral e da Congregação para a Doutrina da Fé – Comissão Teológica Internacional, apresentou “O conceito de pastoral” e “A compreensão da pastoral na Igreja pós-conciliar”, temas de fundamental importância para a compreensão da pastoralidade da Igreja. E nesta dimensão, Monsehor Catelan ressaltou que a pastoral encontra seu lugar em três palavras chaves, “viver, conhecer e exprimir” a fé. Para ele, a pastoral está em contínua mudança porque esta atenta tanto a elementos imutáveis como aos transitórios, a fatos atuais que precisam de uma ação da Igreja. “O próprio da pastoral é a presença”, disse. Posteriormente, o Monsehor fez uma exposição acerca da Evangelização, compreendendo-a como um ato pastoral da Igreja. Citando o papa emérito Bento XVI, ele afirmou que “não se pode pressupor a fé, e por isso toda ação da Igreja tem que ter um caráter missionário”. E nessa compreensão o Monsenhor apresentou cinco documentos fundamentais para a pastoralidade da Igreja, são eles: Evangelii Nuntiandi, Redemptoris Missio, Ecclesia Suan, Porta Fidei e Evangelii Gaudium.

Os presentes ainda participaram das conferências “A participação do Leigo(a) na pastoralidade da Igreja”, com o Vigário Geral da Diocese e pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha – Jaraguá/Go, padre Edmilson Luiz de Almeida; “A fundamentação bíblica da pastoral”, com o professor de Teologia Bíblica do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFTEG) e do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (IFTSC), Frei Fernando Inácio Peixoto de Castro, OFM; “A pastoral ao longo da história da Igreja, com o Doutor em Teologia e Diretor Geral da Faculdade Católica de Anápolis, padre Françoá Costa; por fim, “A dimensão pastoral na celebração dos sacramentos”, com o pároco da Catedral do Bom Jesus, padre Rogério Silva de Morais.

As Conferências do 23º Congresso Teológico estão disponibilizadas em nossa pagina no Facebook. (clique aqui)