Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Muticom Diocesano de Anápolis aborda tema das Fake News

Na tarde do sábado, 12 de maio, realizou-se o Mutirão de Comunicação Diocesano (MUTICOM), da Diocese de Anápolis, no Centro Pastoral São João Paulo II – Cúria Diocesana. O evento fez referência ao Muticom Nacional que acontecerá na cidade de Goiânia, em 2019. O momento também fez menção a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado no domingo, 13 de maio.

Além da presença do bispo diocesano, Dom João Wilk, que apresentou um resumo da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o evento contou com a palestra sobre Fake News, como jornalista Matheus Ribeiro, âncora do Jornal Anhanguera, de Goiânia, e ainda com uma mesa redonda com a participação de representantes do rádio, mídias digitais e impressos, respectivamente, o locutor do programa jornalístico Bate Rebate, da Rádio São Francisco 97,7 FM, Serleyser Araújo, o youtuber Guilherme Cadois, do canal Santa Carona e o editor chefe do Jornal do Estado, Marcos Vieira.

Matheus Ribeiro disse que “Fake News são notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras. Uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade”. O Jornalista ressalta que as “Fake News apelam e viralizam mais do que notícias reais”. Para combater as notícias falsas, Matheus afirma que diante uma notícia é preciso seguir três passos: “ler, desconfiar e verificar”. Para ele se combate as Fake News quando o leitor considera a fonte da mensagem, lendo mais coisas a respeito da notícia, verificando quem é o autor da notícia – geralmente noticias falsas não são assinadas – procurar outras fontes de apoio sobre determinado assunto, verificar a data da notícia, entre outros. Dessa maneira pode-se evitar a proliferação dessa modalidade.

Na mesa redonda os profissionais abordaram as Fake News nas suas áreas de trabalho. Sobre o combate às noticias falsas, foram unânimes em afirmar que antes de compartilhar é preciso ter segurança se a notícia é verdadeira. Para eles, só assim é possível combater as mentiras nas redes. Após o debate, o coordenador da Pastoral da Comunicação Diocesana (Pascom), Onésimo Neto, se reuniu com os participantes para traçarem estratégias para a ampliação e desenvolvimento da Pascom na diocese, em vista também da comunicação nas paróquias.

Fotos: Rudger Remígio

Rolar para cima