Começou nesta sexta-feira, 23, a Assembleia Diocesana da Igreja de Anápolis, com o tema “Expansão Urbana e Evangelização” e lema “Empenhai-vos por anunciar o Evangelho (Rm 15, 20). A Assembleia teve início, às 19h, no Centro Pastoral São João Paulo II – Cúria Diocesana, e vai até o sábado, 24, com encerramento previsto para as 13h. A evento conta com a presença cerca de 200 pessoas, dentre elas, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas.
Neste primeiro dia da Assembleia marcou presença o Bispo diocesano, Dom João Wilk, que esteve ausente da diocese devido questões de saúde. O bispo falou acerca dos desafios que se impõe a urbanização. Ele Disse ainda que é preciso “ler e perceber a urgência de atuar junto às periferias”. Dom João falou também da criação de mais duas paróquias, em janeiro de 2019, com o intuito de alcançar àqueles que estão nas periferias.
Dom João ressaltou que “esta assembleia tem a finalidade de incentivar a todos no serviço missionário”. Para ele é preciso abrir os olhos à realidade que nos é imposta. Ele ainda disse que é preciso “começar uma missão constante. É preciso sentir que o povo precisa de Deus, mas muitas às vezes não está aberto. Para isso, se faz necessário despertar uma sensibilidade evangélica missionária, tanto para os sacerdotes como para os agentes de pastorais”.
Logo após a motivação do Bispo, o Vice-Reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, Padre João Paulo Cardoso, abordou alguns aspectos do tema e lema da Assembleia Diocesana. Para ampliar a reflexão do tema “Expansão Urbana” foi apresentado um vídeo retratando os grandes centros urbanos.
Para o sábado, Dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, aprofundará o tema “Expansão Urbana e Evangelização”. Acontecerá também os grupos de trabalho, nos quais os presentes farão suas contribuições para à evangelização na diocese.