Encontro dos Idosos celebra valorização e direitos da pessoa idosa

No último domingo, dia 14 de abril, foi realizado na Capela Imaculado Coração de Maria, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o Encontro dos Idosos. O evento foi idealizado e organizado pela Pastoral da Pessoa Idosa da paróquia, que está em fase de reavivamento e em resposta ao apelo do 1⁰ Encontro Diocesano da PPI ocorrido em janeiro deste ano e teve o apoio da Pastoral Familiar e a assessoria da equipe diocesana. O dia teve início com a Santa Missa às 7h30, seguida por uma série de atividades dedicadas à valorização e promoção dos direitos da pessoa idosa.

Com uma programação cuidadosamente elaborada, o encontro ofereceu momentos de reflexão, aprendizado e integração para os participantes. Logo após a missa, os presentes desfrutaram de um delicioso café da manhã, preparando-se para as atividades que estavam por vir. Um dos objetivos do Encontro dos Idosos, foi celebrar a valorização e os direitos da pessoa idosa.

A partir das 9h30, teve início a acolhida, seguida pela apresentação da Equipe Diocesana e do Vídeo Institucional da Pastoral, apresentados pela coordenadora Mazilda Neves. O evento também contou com duas palestras importantes: a primeira sobre os Direitos da Pessoa Idosa, ministrada pelo Sr. Adonias Júnior, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e a segunda sobre Violência contra a Pessoa Idosa, conduzida pelo Sr. Ricardo Bonfim, Presidente da Instituição de Longa Permanência São Vicente de Paulo e Vice-Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Após as palestras, os participantes tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas interativas com as Irmãs Missionárias dos Pobres do Convento Aldeia da Paz, de Pirenópolis, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento dos laços comunitários. Houve ainda um momento de espiritualidade, antes do almoço, uma oportunidade de reflexão e oração, antes de desfrutar de uma refeição comunitária.

No período da tarde, a programação seguiu com uma palestra inspiradora ministrada por Irmã Maria de Deus, Madre Superiora da Congregação Irmãs Missionárias dos Pobres, Vice Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Anápolis e membro da Equipe estadual. Testemunhos emocionantes foram compartilhados, seguidos por mais dinâmicas para fortalecer os vínculos entre os participantes.

Por fim, as considerações finais marcaram o encerramento do encontro, seguidas por um lanche que proporcionou momentos de descontração e confraternização entre todos os presentes. Além de tudo, o encontro reforçou o compromisso da comunidade em valorizar e respeitar os idosos, reconhecendo sua importância e contribuição para a sociedade. Confira algumas fotos: