Ordenado Bispo da Santa Igreja no dia 4 de abril de 1998, Dom João Wilk, comemorou seus 25 anos de ordenação episcopal com um café da manhã na Cúria Diocesana de Anápolis nesta terça-feira (4). Funcionários da Cúria e padres diocesanos também estiveram presentes na festividade. No momento, também foi celebrado o aniversário de alguns colaboradores da Cúria que também aniversariam em abril.
Nesta ocasião de seu aniversário episcopal, o bispo diocesano recebeu muitas mensagens de felicitações de amigos bispos, padres, diáconos, seminaristas e, principalmente, das mais diversas paróquias da Diocese.
A Diocese de Anápolis renderá graças a Deus pelos 25 anos de episcopado de Dom João com um Tríduo Jubilar que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de abril, com a Missa de Ação de Graças no dia 15. As celebrações acontecerão nas Paróquias São Benedito, São Francisco de Assis, Santuário Santo Antônio e por fim, na Catedral Bom Jesus.
Sobre Dom João
Dom Frei João Wilk, filho de José e Regina, nasceu no dia 18 de setembro de 1951 em Seroczyn (província Siedlce) na Polônia. Foi neste lugar que ele cresceu e desenvolveu, no seio da família e da comunidade paroquial, a vida religiosa, por meio da catequese, recepção dos sacramentos da Eucaristia, Reconciliação, Confirmação e já iniciava o serviço ao altar como coroinha.
No ano 1970, no Seminário Maior dos Frades Franciscanos Conventuais, em Cracóvia, iniciou o curso de Filosofia e Teologia. Logo após, ele foi enviado para estudar no Seraphicum – Pontifícia Faculdade de Teologia de São Boaventura, em Roma (Itália), onde concluiu o curso com o diploma de Bacharel em Teologia, aos 28 de junho de 1975.
Em 3 de outubro de 1974 emitiu os votos perpétuos na Basílica de São Francisco, em Assis, onde também foi ordenado sacerdote no dia 24 de junho de 1976. No dia 4 de abril de 1998, teve a graça de ser ordenado Bispo. Em 2004 foi nomeado Bispo de Anápolis, pelo Papa João Paulo II, sendo o terceiro bispo da Diocese. Em 14 de agosto de 2003, tomou posse canônica da Diocese de Anápolis, na presença do Exmo. Núncio Apostólico no Brasil Dom Lourenço Baldisseri.