Devotos se preparam para festas de São Sebastião na Diocese

Neste mês de janeiro celebramos São Sebastião, mártir e patrono contra a peste, a fome e a guerra. Na Diocese de Anápolis, as paróquias dedicadas ao Mártir celebrarão a data com muita fé e devoção. A paróquia de São Sebastião, localizada no Centro de Anápolis, inicia seus festejos nesta quarta-feira (11) e sua programação conta além da parte religiosa – missas e novena, com um delicioso jantar, bingo e leilão de gado.

Já na paróquia dedicada ao Santo localizada no distrito de Interlândia, as comemorações se iniciam no próximo dia 13 de janeiro, sexta-feira. Todos os dias haverá além do terço e Santa Missa, a parte social onde serão realizados leilões e shows ao vivo para os fiéis. (Confira a programação completa abaixo).

Vida de São Sebastião

Origens

São Sebastião nasceu em Narbonne, seus pais eram oriundos de Milão, na Itália do século terceiro. Desde cedo foi muito generoso e dado ao serviço. Após receber a graça do santo batismo, zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

Soldado

Ao entrar para o serviço no Império como soldado, esbanjava saúde física, mental e, principalmente, na alma. Não demorou muito para tornar-se o primeiro capitão da guarda do Império. Foi um grande homem de Deus e ficou conhecido por muitos cristãos sem que as autoridades soubessem, pois na época – no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos uma vez que o imperador adorava aos deuses e os cristãos adoravam as três pessoas da Santíssima Trindade.

O Consolo

Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos. Atuava de maneira secreta, mas muito sábia e pregava uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.

Oração a São Sebastião

Ó glorioso mártir São Sebastião, Vós que derramastes Vosso sangue e destes a Vossa vida em testemunho da fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ó glorioso mártir São Sebastião, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer.

Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos com a Vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé e ajudai que o justo persevere até o fim na fé.

Ó Deus eterno, que pela intercessão de São Sebastião Vosso glorioso mártir encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidades inteiras do contágio da peste, atendei hoje nossas súplicas que confiantes Vos apresentamos.
Socorrei-nos em nossas necessidades, alivie-nos nas nossas angústias, livre-nos das enchentes, da seca e estiagem, proteja os agricultores e guarde as lavouras.

Pedimos também, ó glorioso São Sebastião, curai os doentes e livrai-nos do contágio.
São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por nós!
Amém.

Paróquia São Sebastião – Anápolis

Endereço: R. Firmo de Velasco, 1931 – St. Central, Anápolis – GO, 75023-067

Paróquia São Sebastião – Interlândia