Comunhão e Formação: Encontro de MECE’s acolhe mais de duas mil pessoas

O Centro de Convenções de Anápolis foi palco do Encontro Diocesano de Ministros (MECE’s), que reuniu membros das diversas regiões pastorais da diocese para um dia de reflexão e partilha no último domingo (05). Sob o lema “Somos MECE’s Por Amor”, o evento contou com a participação de mais de duas mil pessoas e uma programação repleta de momentos de espiritualidade e formação.

A jornada teve início com um caloroso café da manhã, seguido por uma acolhida conduzida pelo Padre Danilo Malta, que saudou os presentes e convidou-os a refletir sobre o significado do serviço como Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE’s). Logo em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de participar da Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Reitor do Seminário Propedêutico, Padre Marcos José, momento de profunda conexão espiritual.

O Bispo Diocesano, Dom João Wilk, dirigiu palavras de reconhecimento e encorajamento aos MECE’s, destacando a importância do serviço que prestam à comunidade e lembrando a alegria dos enfermos ao receberem a Eucaristia. Além disso, expressou solidariedade com a situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul e solicitou orações especiais pela região.

A primeira palestra do dia, intitulada “A Celebração Eucarística: A maior oração da Igreja”, foi proferida pelo Padre Fábio Carlos. Nela, foram abordados temas como a diferença entre o Missal e o Lecionário, a nova tradução do Missal Romano e a importância da carta apostólica “Desiderio Desideravi” do Papa Francisco. Padre Fábio enfatizou a necessidade de uma participação mais significativa na liturgia, convidando os presentes a refletirem sobre o papel do “nós” em detrimento do ego individual.

Após o intervalo para o almoço, o encontro prosseguiu com uma reflexão sobre “Amizade Social”, conduzida por Dom Dilmo. O bispo abordou questões como a interdependência humana, a importância da fraternidade social e a necessidade de evitar a polarização e as divisões, incentivando a convivência pacífica baseada nos ensinamentos de Deus.

O evento proporcionou uma oportunidade única de aprofundamento espiritual e formação aos membros das diversas paróquias da Diocese de Anápolis e foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom João, que reuniu os participantes em um momento de comunhão e fé. Confira alguns registros: