17º Encontro Nacional de Presbíteros

Nos dias 26 de abril a 02 de maio, realizou-se na cidade de Aparecida – SP o 17º Encontro Nacional de Presbíteros, com o tema: “Presbíteros: discípulo do Senhor e pastor do rebanho”; e o lema: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28).

Este encontro é organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros juntamente com a CNBB, realiza-se a cada dois anos e nos últimos anos aconteceu em Aparecida.

O assessor do encontro foi o Pe. Paulo Carrara, Missionário Redentorista de Minas Gerais, que refletiu sobre o tema com os cerca de 500 presbíteros vindos de todo o Brasil. No dia 01º de maio, dentro a programação do encontro houve o retiro espiritual, orientado pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero.

Participou do Encontro, representado a Diocese de Anápolis o Pe. Fábio Carlos de Araújo. Foram dias de muita reflexão, fraternidade, convivência e de poder conhecer as mais diversas realidades do nosso país. É preciso ser cuidado também, caso contrário, nós presbíteros não poderemos cuidar do rebanho que o Senhor nos confiou. Este cuidado passa não apenas pelo cuidado pessoal de cada presbíteros, mas do cuidado dos outros presbíteros para com seus irmãos, do cuidado do próprio bispo para com o presbitério e do cuidado do povo para com seus pastores.