Iniciando esse mês em que dedicamos a bíblia, queremos recordar as palavras de São Jerônimo quando diz: “Ignorar a Sagrada Escritura é desconhecer o próprio Cristo”. Por isso aproveitemos essa oportunidade para respondermos a duas perguntas: 1 Eu já li toda a bíblia? 2 Qual a última vez que eu peguei uma bíblia para ler? É importante para todo Católico estar familiar com a palavra de Deus, não somente quando a escutarmos na missa, mas para aprendermos do próprio Deus o caminho de santidade e a vida de oração, por isso iniciemos a sua leitura completa desde hoje.
No Evangelho de hoje, a discussão com Cristo é a respeito do cumprimento da lei de Deus, ou melhor, a respeito das tradições que os judeus criaram e colocavam acima da palavra de Deus. Eram diversos os costumes ao longo dos anos, como esse de um judeu não poder voltar de uma praça sem antes fazer uma purificação, ou a forma de lavar as vasilhas regras para o dia de sábado etc.
Nosso Senhor não dava atenção a esse manual de regras que eram colocados por igual à Lei de Deus. Naquele dia quando os fariseus o questionaram, foi a ocasião para Jesus os corrigirem; Hipócritas! Este povo me honra com os lábios. Mas seu coração esta longe de mim. De nada adiantava realizar suas ações exteriores se não convertiam o coração, ao se prenderem nessas regras de etiquetas faziam com que a religião fosse um peso a todos.
Em outras palavras, esses fariseus se perdiam no cumprimento de regras a ponto de não aprofundarem o seu amor por Deus. A hipocrisia denunciada pelo senhor serve a todos cada vez que não agimos conforme a nossa fé, quando somos guiados pela opinião pública, pelos interesses mundanos ou traímos a nossa consciência por um privilégio material. Um exemplo claro e nesse tempo eleitoral, quanto essas disputas inquietam as pessoas e provocam brigas nas comunidades, em muitos casos vemos as pessoas traírem sua consciência com a venda de votos e a escolha de ideais contra a Doutrina Social da Igreja (vender voto é pecado).
Não deixemos nossas práticas externas de fé, todavia saibamos dar a elas um sentido profundo e espiritual, de forma que nos convertam, antes de tudo, tenhamos presente em nosso coração a prática da Lei de Deus, e por isso procuremos ler todos os dias a Bíblia.
Pe. Welison Borges de Lima Roma - Itália