19 de março recorda centenário do nascimento do 1° Bispo da Diocese de Anápolis

Dom Epaminondas nasceu na cidade de Caiçara em 19 de março 1922. Sua vida religiosa teve início no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, onde cursou filosofia e teologia. Exerceu seu ministério em cidades como Alagoinha, Araruna, Alagoa Grande (que à época pertenciam à Arquidiocese da Paraíba) e chegou a ser professor no nosso seminário e vigário da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

Na Catedral, foi sagrado bispo em 23 de março de 1960 com o lema episcopal “In verbo tuo” (Na Tua Palavra) e enviado como primeiro bispo de Ruy Barbosa, na Bahia (1960 a 1966). Depois, foi o primeiro bispo da diocese de Anápolis, em Goiás (1966 a 1978); e, por fim, o segundo bispo de Palmeira dos índios, em Alagoas (1978 a 1984).

Dom Epaminondas foi membro da Comissão Representativa da CNBB de 1966 a 1978 e foi também participante do Concílio Vaticano II. Após a renúncia, Dom Epaminondas mudou-se de vez para João Pessoa. Foi diretor espiritual, pregador de retiros e ainda diretor espiritual da comunidade Nova Beirith. No dia 09 de junho de 2010, voltou para o Pai. O velório aconteceu na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, onde também está sepultado. Neste dia 19 de março, Dom Epaminondas faria 100 anos de vida.