Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Jubileu dos Seminaristas marca celebração vocacional e instituição de ministérios na Catedral Diocesana

Na última segunda-feira (04), memória litúrgica de São João Maria Vianney, a Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, em Anápolis, acolheu com alegria a celebração do Jubileu dos Seminaristas da Diocese. Inserido na programação da novena do padroeiro da Catedral, o evento foi ocasião especial para a instituição dos ministérios de Leitor e Acólito a cinco seminaristas do Seminário Maior Diocesano Imaculado Coração de Maria.

A Santa Missa foi presidida por Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo coadjutor da Diocese de Anápolis, e concelebrada por vários sacerdotes da diocese. A celebração contou ainda com a presença de formadores, membros da Comunidade Católica Nova Aliança e dezenas de fiéis que lotaram a Catedral, unidos em comunhão e oração pelas vocações.

Foram instituídos como Leitores os seminaristas Adriano Nunes Farias, Marcos Vinícius Vieira Santana e Matheus dos Santos Pedrosa. Já o ministério de Acólito foi conferido a Lucas Eduardo Rodrigues da Silva e Vinícius Alexandre Gomes da Silva.

Durante a homilia, Dom Waldemar destacou o compromisso vocacional como um caminho de serviço contínuo e entrega generosa, marcado pelos “mil e um gestos cotidianos de amor”. Inspirando-se na vida e no ministério do padroeiro dos padres, São João Maria Vianney, o bispo ressaltou a missão do sacerdote e do seminarista como aquele que, à imagem de Cristo, indica o caminho do Céu e se dedica ao cuidado do povo de Deus. “Jesus não quer salvar o mundo sem a Igreja. Ele quer salvar o mundo contando com você, comigo, conosco”, afirmou.

Ao longo da pregação, abordou ainda temas como a esperança cristã, a importância da misericórdia e a dimensão pastoral do serviço.

O rito de instituição incluiu o chamado nominal dos seminaristas, a oração de bênção e a entrega simbólica dos objetos próprios de cada ministério: o livro da Sagrada Escritura aos leitores e o pão da Eucaristia aos acólitos.

Encerrando a celebração, toda a comunidade foi convidada a rezar pelas vocações e a continuar apoiando os seminaristas com oração, testemunho e generosidade.

Rolar para cima