Encontro Regional da Pastoral Familiar é realizado em Anápolis

No último domingo, dia 25, a Diocese de Anápolis sediou o Retiro Espiritual e Formativo do Regional Centro-Oeste da Pastoral Familiar. O evento foi realizado no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, reunindo mais de 200 agentes das dioceses que compõem a região.

Durante o encontro, uma série de palestras foram ministradas, abordando temas como a Campanha da Fraternidade 2024, a importância da harmonia conjugal e o papel fundamental da oração tanto na vida familiar quanto na missão da igreja. O cronograma incluiu momentos de oração, Santa Missa, apresentação da Comissão Regional, diálogos entre os casais participantes e partilha de experiências entre as diferentes arquidioceses e dioceses presentes. Para as crianças, foi providenciada uma programação especial.

Pela manhã, a assessora eclesiástica Ir. Rita Batista liderou a oração das laudes, seguida pela primeira reflexão conduzida por Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis e referência pastoral, sobre o tema da CF2024 – “Amizade Social”, ressaltando a importância de considerar o próximo como irmão e expandir os horizontes da vida nos âmbitos pessoal, comunitário eclesial e social.

Dom Dilmo também discorreu sobre a importância da harmonia conjugal, oferecendo orientações valiosas para nutrir e fortalecer o matrimônio, evitando desgastes desnecessários. Durante a celebração da Santa Missa, em sua homilia, ele destacou a mensagem do Evangelho de Marcos, enfatizando a importância de colocar Deus em primeiro lugar, acima de quaisquer outras prioridades ou pessoas.

Após o almoço, a Comissão Regional do Centro-Oeste da Pastoral Familiar foi apresentada aos participantes. Os coordenadores Silvio Carlos Carneiro e Aline da Silva Carneiro expressaram gratidão pela presença dos representantes nacionais da Pastoral Familiar, Solange e Alisson, que abordaram questões relacionadas ao núcleo de formação e conduziram uma palestra sobre a relevância da oração na vida familiar e na missão dos agentes pastorais.

Antes do encerramento, os membros das diferentes dioceses da região compartilharam suas experiências com o casal coordenador nacional, promovendo uma enriquecedora troca de vivências e aprendizados. Confira alguns momentos: