A Diocese de Anápolis realizou, nos dias 17 e 18 de novembro, a 12ª Assembleia Diocesana com o tema “Pastoral Urbana, nova mentalidade para um novo tempo”, e o lema “Sal, Luz e Fermento no mundo em mudanças”. Para falar do tema foi convidado o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes. Participaram da Assembleia os sacerdotes e diáconos, representantes dos Seminários Diocesanos, os coordenadores das pastorais e movimentos da Diocese, dois representantes de cada paróquia, sendo os mesmos, membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), superiores das comunidades religiosas ou seus representantes e colaboradores da Cúria Diocesana.
Na sexta-feira, 17, o bispo diocesano, Dom João Wilk, falou a respeito das últimas assembleias que celebraram os 50 anos da Diocese. Logo após seguiu a apresentação de um vídeo que fez memória dos preparativos do Jubileu de Ouro da Diocese. Voltando ao tema da Assembleia, Dom João fez uma 
Na manhã do sábado, 18, Dom Moacir abordou o tema “Pastoral urbana: natureza, realidades e desafios”. Em sua exposição o bispo enfatizou o fato de sermos peregrinos aqui neste mundo. Abordou a questão da cultura do descartável, que invade não apenas a vida pessoal, coisas e pessoas, mas também a religião. A criação de guetos e tribos urbanas, construções ideológicas para se justificar e se impor. Segundo Dom Moacir, “a Igreja é constantemente desafiada e por isso precisa identificar e aproveitar os pontos positivos presentes na realidade urbana para propor Jesus Cristo como Boa Notícia em cada realidade, em vista de atender todas as camadas sociais e econômicas, que são destinatários da mensagem evangélica”.
Para Dom Moacir, é preciso abrir-se a novas experiências de evangelização, transformando as paróquias 
Após a exposição deu-se os trabalhos de grupo, tendo em vista as metas para a Ação Evangelizadora para 2018. O encerramento da Assembleia aconteceu depois das considerações finais, com a celebração de envio presidida por Dom João Wilk.
Metas para a Ação Evangelizadora, em 2018
– Geográficas (periferias, condomínios verticais e horizontais):
Formação de cristãos leigos e leigas para que se conscientizem que são protagonistas da evangelização e assim criar núcleos de bases, comunidade de comunidades, nos condomínios fechados e periferias realizando ações evangelizadoras, como catequese, celebrações, orações, grupos.
– Ambientes virtuais:
Otimizar a Pastoral da Comunicação Diocesana (PASCOM) e formar a Pascom(s) paroquiais, aproveitando as redes sociais, abordando temas direcionados à catequese, acompanhando os seguidores e direcionando-os às suas necessidades.
– Formação (escolas e universidades):
Implantação, divulgação e fortalecimento das pastorais da Educação e Universitária, promovendo um fórum diocesano da Educação, capacitando os professores dos diversos níveis da educação.


