Neste mês de agosto somos todos chamados a intensificar as orações pelas vocações. A Igreja nos pede: “Rezemos pelas vocações!”, a partir da temática “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25, 4). O objetivo principal deste mês é conscientizar sobre a cultura vocacional.
De modo particular, temos em 2019, a realização de uma importante evento que irá colaborar para no aprofundamento das reflexões, orações e ações sobre essa dimensão. Trata-se do 4º Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá de 5 a 8 de setembro, em Aparecida (SP). “O assunto é o discernimento, quer dizer, saber perceber, dar-se conta e responder então ao chamado que Deus faz a cada um de nós”, afirma o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom João Francisco Salm.
Segundo a equipe organizadora do Congresso, a reflexão e o estudo do tema “Vocação e Discernimento” deseja refletir sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.
É neste contexto que o padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional faz um convite a todos os religiosos, leigos e consagrados a rezarem juntos pelas vocações no Brasil. “O mês de agosto é dedicado especialmente às vocações. Neste momento, claro, a Igreja para e convida a todas as comunidades, a todas as pessoas a rezarem pelas vocações”, diz.
Durante o mês de agosto, a Igreja dedica cada domingo a uma vocação específica. Neste primeiro domingo, dia 4, celebra-se a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; no segundo, a vocação para a vida e a família (atenção especial aos pais); no terceiro, a vocação para a vida consagrada: religiosos e consagrados seculares, e por fim, no quarto, a vocação para os ministérios serviços na comunidade.
Instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral, o mês vocacional tinha como objetivo principal conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. De lá para cá, todos os anos alguma temática tem sido trabalhada.
Cartaz
O cartaz do mês vocacional foi elaborado pelo designer gráfico e mestre em comunicação digital, padre Reinaldo Leitão, religioso rogacionista. “A intenção da proposta é, ao buscar uma identidade visual com a arte do 4º Congresso Vocacional do Brasil, celebrar este ano o mês dedicado às vocações em comunhão com os propósitos desse importante acontecimento, a se realizar em setembro próximo, na cidade de Aparecida (SP)”, explica o padre Reinaldo.
Padre Reinaldo faz, ainda, uma breve descrição do cartaz. De acordo com ele, as setas convergentes formando uma cruz remete a Jesus Cristo, autor da proposta vocacional “Vem e segue-me” (Mt 19, 21); o caminho simboliza o itinerário vocacional que as vocações devem percorrer e testemunhar; as pessoas representam as diversas vocações na Igreja e o discernimento vocacional das juventudes; e a citação bíblica é o lema do 4º Congresso Vocacional do Brasil.
“Vamos todos divulgar o cartaz do Mês Vocacional 2019 e assim nos preparar melhor para o 4º Congresso Vocacional do Brasil que se aproxima”, finaliza padre Elias.
Fonte: CNBB