A 14ª Assembleia Diocesana, realizada nos dias 22 e 23 de novembro, teve como tema “Mídias Sociais e evangelização”, e o lema “Proclama a Palavra, insiste oportuna e inoportunamente” (2 Tm 4, 2). Participaram da Assembleia os sacerdotes e diáconos diocesanos, representantes do Seminário Diocesano Imaculado Coração de Maria, os coordenadores das pastorais, movimentos e associações leigas da diocese, dois representantes de cada paróquia, sendo os mesmos, membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), superiores das comunidades religiosas ou seus representantes, representante de cada comunidade de vida existente na diocese, representante da Faculdade Católica de Anápolis, e colaboradores da cúria diocesana. O evento, realizado no Centro Pastoral São João Paulo II – Cúria Diocesana teve assessoria do religioso redentorista, Irmão Diego Joaquim.



CARTA COMPROMISSO DA 14ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE ANAPOLIS
Como povo de Deus, reunidos em Assembleia na cidade de Anápolis – GO, de 22 e 23 de novembro de 2019, no Centro Pastoral São João Paulo II, com o tema: Mídias sociais e evangelização, tendo como lema: “Proclama a Palavra, insiste oportuna e inoportunamente” (2 Tm 4,2), realizamos uma profunda experiência de comunhão entre o nosso bispo, sacerdotes, diáconos, religiosos(as), consagrados (as) e leigos(as), no intuito de darmos passos cada vez mais concretos no anuncio do Evangelho em um mundo cada vez mais urbano.
Abordando o tema das “mídias sociais e evangelização”, trabalhamos mais uma das metas estabelecidas na 12ª Assembleia Diocesana para ação evangelizadora em nossa Diocese. Como cristãos comprometidos com anúncio do Evangelho, somos chamados a evangelizar nos ambientes virtuais, levando a mensagem perene de Salvação através das mídias sociais, a tantas almas sedentas do verdadeiro amor capaz de saciar sua sede e que traz sentido às suas vidas. Portanto, como expressão deste compromisso, nos propomos no ano de 2020 como ações pastorais a:
- Promover visitas domiciliares, levantando dados sócios-religiosos por meio de um questionário para um diagnóstico melhor da realidade paroquial.
- Estruturar a PASCOM nas paróquias e comunidades, instruindo seus agentes a partir do que propõe os documentos da Igreja, para uma maior segurança a respeito daquilo que publicamos no mundo virtual.
Como orientações para o mesmo ano propomos:
- Divulgar o que somos e o que fazemos por meio das redes sociais, numa linguagem clara e alegre, fundamentada naquilo que a Igreja propõe para o homem de hoje.
- Ser uma Igreja mais acolhedora desde o atendimento dos servidores da paróquia secretários, colaboradores e sacerdotes.
- Mostrar os princípios e valores humanos: as obras de caridade que promovemos, apresentar o amor de Deus como solução para carências e fragilidades humanas e a formação dos agentes para mostrar Cristo.
Na busca de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo e com a intercessão de Maria Santíssima, rogamos a Deus Pai, que os frutos desta Assembleia sejam uma grande benção para a nossa Diocese de Anápolis.


