Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Formadores da Diocese de Anápolis participam de Encontro Nacional promovido pela OSIB

Entre os dias 14 e 18 de julho, a cidade de Belo Horizonte (MG) sediou o Encontro Nacional de Atualização para Formadores, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). O evento reuniu cerca de 200 formadores de 120 dioceses ligadas a 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de refletir sobre os processos formativos dos futuros presbíteros à luz do Documento 110 da CNBB.

Representando a Diocese de Anápolis, participaram do encontro o reitor e o vice-reitor do Seminário Maior Diocesano, Pe. Anevair José da Silva e Pe. Walisson Corrêa, além do diretor e coordenador pedagógico do Seminário Propedêutico, Pe. Marcos José Pereira.

Com assessoria do Pe. Fábio de Freitas Guimarães, o encontro teve como tema central: “O Itinerário Formativo no Documento 110: avaliações e propostas.” A proposta foi conduzir uma releitura crítica e propositiva do texto — aprovado ad experimentum — em diálogo com a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari.

Durante os dias de formação, os participantes revisitaram as quatro dimensões do processo formativo — humana, espiritual, intelectual e pastoral —, buscando apontar caminhos que fortaleçam e esclareçam ainda mais os horizontes propostos pela Igreja no Brasil. “Estamos fazendo o percurso passo a passo, etapa sobre etapa, e ao mesmo tempo apontando caminhos que ajudem a tornar mais claros os horizontes formativos propostos pela Igreja no Brasil”, destacou o presidente nacional da OSIB, Pe. Vagner Pacheco.

Além das reflexões teóricas e trabalhos em grupo, o encontro foi marcado por momentos de escuta, espiritualidade e convivência fraterna, reafirmando o compromisso dos formadores com uma formação presbiteral fiel ao Evangelho e atenta aos desafios do mundo contemporâneo.

A expectativa é que as contribuições levantadas durante o encontro subsidiem os próximos passos da CNBB na reelaboração do Documento 110, promovendo uma formação cada vez mais integral, sólida e em sintonia com a missão evangelizadora da Igreja.

*Com informações da CNBB
Rolar para cima